Labels

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI anuncia renúncia


O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira que vai renúnciar o cargo no dia 28 de Fevereiro, foi durante um encontro de cardeais que ele anúnciou oficialmente a renúncia falando em latim.

O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi.

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo. O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motívo da renúncia. O pontífice afirmou que esta  "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.

Na véspera do anuncio, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: "Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".

Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.

O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão), uma quinta-feira.

Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados.

O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume. Fonte: G1

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!