Labels

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Publicação 2000: Henrique Alves (PMDB/RN) é eleito presidente da Câmara

O novo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) (Foto: Agência Câmara) 
 Henrique Alves antes da eleição que o elegeu presidente da Câmara  (Foto: Agência Câmara)

Na Publicação 2000 do Banzaê News, trazemos a notícia que na manhã desta Segunda-Feira, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com 271 votos e vai exercer a função de presidente no Biênio 2013-2014.

Em seu 11º mandato consecutivo como deputado federal representando o estado do Rio Grande do Norte, Henrique Alves, exerceu nos últimos seis anos, a função de líder da bancada do PMDB.

Alves substituirá o deputado Marco Maia (PT-RS) no posto, tornando-se o segundo na linha de sucessão da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente da República. Ao deixar o cargo, Maia desejou "boa sorte" ao novo presidente.

Cabe ao presidente da Câmara comandar as sessões plenárias da Casa, escolher as pautas de votação e presidir a Mesa Diretora, que delibera matérias administrativas.

Nas últimas semanas, Alves foi alvo de denúncias de que teria beneficiado a empresa de ex-assessor com emendas parlamentares destinadas a obras no Rio Grande do Norte. No mês passado, Aloizio Dutra de Almeida, que trabalhava há 13 anos no gabinete de Alves, pediu demissão.

Na disputa pela presidência, Henrique Alves, venceu o deputado Júlio Delgado (PSB/MG), que obteve 165 votos, a colega de partida, deputada Rose de Freitas (PMDB/ES), que obteve 47 votos e o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), que obteve 11 votos.

Mesa Diretora da Câmara
 
Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Agência Câmara) 
Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Agência Câmara)

Além de Henrique Alves, foram eleitos para nova Mesa Diretora da Câmara no Biênio 2013-2014, 1ª vice-presidência da Câmara: André Vargas (PT-PR), 2ª vice-presidência da Câmara: Fábio Faria (PSD-RN), 1ª secretaria: Márcio Bittar (PSDB-AC), 2ª secretaria: Simão Sessim (PP-RJ), 3ª secretaria: Maurício Quintella Lessa (PR-AL), 4ª secretaria: Carlos Biffi (PT-MS), foram eleitos ainda Suplentes da Mesa: os deputados Gonzaga Patriota (PSB-PE), Takayama (PSC-PR), Vitor Penido (DEM- MG) e Wolney Queiroz (PDT-PE).

Perfil de Henrique Alves

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, Henrique Alves, assumiu o primeiro mandato como deputado em 1970, aos 22 anos, quando o Brasil ainda vivia sob o regime militar.

Henrique Alves, é filho de Aluísio Alves, que faleceu em 2006 e foi governador e deputado federal do Rio Grande do Norte e foi ministro do Brasil nos governos de José Sarney e Itamar Franco, além de seu pai, Henrique Alves tem como referência política também, o hoje ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), o senador Garibaldi Alves (PMDB/RN) e do hoje prefeito eleito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT/RN).

Além dos 11 mandatos consecutivos como deputado federal, Henrique Alves tentou sem sucesso, ser prefeito de Natal nas eleições de 1988 e 1992. Veja mais sobre Henrique Eduardo Alves AQUI

Fonte: G1 e Google 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!