Labels

terça-feira, 19 de março de 2013

Em missa inaugural, Papa Francisco pede pelos pobres e pelo ambiente

 Papa Fransico celebrando a missa (Foto: Tony Gentile/Reuters)

O Papa Francisco apelou nesta terça-feira (19) pela defesa dos pobres, dos idosos, dos mais fracos e do meio ambiente, na homilia da missa solene que marcou o início oficial de seu pontificado.

Ele afirmou que a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana e de seus 1,2 bilhão de fiéis deve ser um "serviço humilde", acolhendo a todos, e principalmente aos mais pobres.

 Sorridente como de costume, Papa Francisco passa próximo da bandeira do seu time de de coração e carteirinha, o San Lorenzo da Argentina
(Foto: Paul Hanna/Reuters)

"Peço a todos aqueles que ocupam papel de responsabilidade nos meios econômico, politico e social, a todos homens e mulheres de boa vontade, para que cuidem da criação. Do desenho de Deus na Natureza. Cuidem um do outro, do meio ambiente", disse.

O pontífice citou São Francisco de Assis, padroeiro do meio ambiente e inspirador de seu nome papal.

Anel e pálio 
 
Papa Francisco recebe o anel do pescador (Foto: Alberto Pizzoli/AFP) 
Papa Francisco recebe o anel do pescador (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

Durante a missa, o pontífice recebeu o anel do pescador e o pálio, símbolos da autoridade papal. Após a cerimônia, começou o tradicional "beija mão", em que membros de delegações de 132 países e líderes religiosos de todo o mundo fizeram fila para cumprimentar o pontífice. 

Entre os chefes de Estado presentes no Vaticano, está a presidente brasileira Dilma Rousseff

 Dilma cumprimenta Papa Francisco (Foto: AFP)

Questionada sobre se o Papa pode contribuir para integrar a América Latina no combate à pobreza, Dilma afirmou que ele pode ter um “papel especial” já que é preocupado com “questões dos pobres”.

Saudação aos fiéis
 
O Papa Francisco acena para a multidão nesta terça-feira (19) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AFP) 
O Papa Francisco acena para a multidão nesta terça-feira (19) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AFP)

Antes da missa, o novo pontífice, de 76 anos, saudou os milhares de fiéis que lotavam a Praça de São Pedro, no Vaticano, diante da Basílica, para acompanhar a cerimônia.

 
Criança ganha beijo do Papa Francisco na Praça São Pedro (Foto: Tony Gentile/Reuters) 
No papamóvel modelo jipe, Papa Fransico beija uma criança na chegada a Praça São Pedro (Foto: Tony Gentile/Reuters)

Sorridente, ele saudou a multidão, que acenava bandeiras de vários países, e desceu do papamóvel para cumprimentar fiéis, antes de entrar na Basílica de São Pedro para oficiar a missa, o papamóvel é uma versão "jipe" sem cobertura.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito na semana passada, pelo Conclave de cardeais, como o 266º Papa da Igreja Católica, após a renúncia do agora Papa Emérito Bento XVI.

Bergoglio, que adotou o nome de Francisco, é o primeiro papa latino-americano da história, além do primeiro sacerdote da Ordem dos Jesuítas a chegar ao cargo. Fonte: G1

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!