Labels

sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres banzaeenses comemoram o Dia Internacional da Mulher com acolhimento sobre o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama


 Bom público no evento (Foto: Karlão Bitencourt)

A secretaria municipal de Saúde em parceria com a secretaria municipal de Ação Social através do CRAS, realizou na quinta-feira (07), o acolhimento do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama com a mulheres que serão atendidas no período do rastreamento (entre 50 e 59 anos), e aproveitou o momento também para o comemorar o Dia Internacional da Mulher que esta sendo comemorado nesta sexta-feira (08 de Março). 

O evento que aconteceu no Salão Paroquial, serviu como um espaço para apresentar à população o programa, e teve palestras de conscientização e prevenção a doença.

 Secretária Margarete Feirreira fazendo o uso da palavra (Foto: Karlão Bitencourt)


No uso da palavra, a secretária municipal de Saúde, Margarete Ferreira, aproveitou o momento para agradecer a todos que vem te dando apoio neste inicio de trabalho, disse que pra ela é um privilégio esta a frente da SMS, e que vai fazer o possível para continuar doando seus conhecimentos para este município que já esta em seu coração desde quando ela começou a trabalhar em 2007 como fisioterapeuta. Aproveitando sua fala, a secretária falou sobre o programa de rastreamento e disse que o mesmo será realizado em três etapas, sendo a primeira aqui em Banzaê, e caso haja necessidade, a segunda no HGST em Ribeira do Pombal e a terceira na Clínica Del Fin em Salvador, uma clínica conceituada e que esta nesta parceira com Governo Estadual e Federal para realização dos exames, sendo que na segunda e terceira etapa, os pacientes terão total apoio da Prefeitura Municipal. 

A secretária aproveitou o momento também para falar sobre a importância de esta sendo feito o acolhimento, falou sobre a importância do SUS para saúde brasileira, falou que é de suma importância a participação de todas as mulheres da faixa etária no alto exame da mama e apresentou oficialmente aos presente, as novas médicas do município, Dra. Ana Paula, que vai atender no PSF da Sede e Dra. Catarina Teixeira, que vai atender no PSF Redondezas, ambas as médicas, vieram para Banzaê através do programa federal PROVAB, o programa que dar oportunidade a médicos recém formados, o direito de trabalhar 32 horas semanais no município escolhido e estudar outras oito horas semanais para concluir sua residência médica, Margarete encerrou sua fala comunicando a todos que Banzaê foi o único município da região a ter direito a dois profissionais selecionados no programa.


Representando a prefeita Patrícia Almeida, a vice-prefeita Vera Leal, agradeceu a presença de todos afirmando que esse é o compromisso da administração Cuidando da Cidade! Cuidando da Nossa Gente!, Cuidar sempre do bem estar de todos, ela agradeceu a equipe de saúde do município por esse inicio de trabalho e disse as mulheres presentes o quanto é importante participar do rastreamento em abril e parabenizou a todas pelo Dia Internacional da Mulher.

A secretária municipal de Ação Social, Fabiana Gama, leu uma mensagem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e disse em nome de sua equipe, que é um prazer esta nesta parceria com a equipe da Saúde.

A psicóloga do CRAS da Sede, Ana Clara, saudou a todas pelo Dia Internacional da Mulher, falou da parceria SMS e SMAS para realização do rastreamento e aproveitou o momento também para falar sobre o CRAS, suas ações e deveres.

A Coordenadora de Atenção Básica da Saúde, enfermeira Lorena Pires, iniciou sua fala, falando da importância de se fazer o alto exame da mama, pediu a todas presentes que espalhe a notícia para quem não estava presente no acolhimento e que é de suma importância a participação de todas, aproveitando o momento, ela falou que além do rastreamento, as mulheres poderão fazer o preventivo com a equipe médica municipal no Centro de Saúde Nossa Senhora da Conceição e saudou a todas pelo Dia Internacional da Mulher.

A enfermeira, Izabel Bitencourt, saudou a todas pelo Dia Internacional da Mulher e disse que é muito importante acabar com esse mito, "não vou fazer exame, por que não quero procurar doença".

A enfermeira, Aline Souza, aproveitou sua fala para dizer que no dia do rastreamento, é muito importante que as mulheres tenham em mãos o Cartão SUS e o RG para fazer o exame, disse que para aquelas que ainda não tem o Cartão SUS, que o mesmo é emitido com Eraldo Pires na Secretaria Municipal de Saúde, que fica localizada na Avenida Emancipação, falou que para emitir o cartão é necessário a apresentação de todos os documentos pessoais da pessoa e saldou a todas pelo Dia Internacional da Mulher.

As novas médicas do município, tanto a Dra. Ana Paula como a Dra. Catarina Teixeira, aproveitaram o momento para agradecer a equipe da SMS em nome da secretária Margarete Ferreira, e todos os munícipes pela recepção que elas vêm recebendo desde que chegaram a Banzaê, fizeram uma explanação sobre o câncer de mama, ensinaram como fazer o exercício na mama e saudaram a todas pelo Dia Internacional da Mulher.


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a assistente social, Maria do Socorro, leu uma mensagem e foi feito sorteio de brindes que foram doados pelo comércio de Banzaê.

 Bom público no evento (Foto: Karlão Bitencourt)

A secretária Margarete Ferreira, encerrou o acolhimento convidando mais uma vez a todas para participar do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama que será realizado em frente ao Centro de Saúde Nossa Senhora da Conceição na Sede entre os dias 01 e 05 de Abril, falou que a programação será divulgada e passada para todas as mulheres de 50 a 59 anos por suas agentes de saúde e agradeceu a presença dos vereadores Fernandes, Gilson do Camumum e Kathyuscia, do diretor do CSNC, Wilson Macedo (Sinho), do secretário municipal de Educação, Galileu Gama, dos estudantes de Serviço Social e Enfermagem do município e a todos que ajudaram para o sucesso do acolhimento.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!