Labels

terça-feira, 5 de março de 2013

Mundo: Morre o líder venezuelano Hugo Chávez


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas, após um ano e meio de luta contra o câncer.

A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV.

"Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, emocionado.

"É um momento de dor", afirmou Maduro, cercado pelos ministros do governo. Chávez estava internado em um hospital militar na capital, Caracas.

Ao fazer o anúncio, o vice Maduro afirmou que mandou as Forças Armadas para as ruas, para garantir a segurança.

A cúpula das Forças Armadas apareceu na TV estatal para jurar lealdade a Maduro e respeito à Constituição. A Constituição prevê a realização de novas eleições presidenciais no prazo de 30 dias.

Luta contra o câncer

A luta contra o câncer havia impedido  Chávez de tomar posse em 10 de janeiro, depois da reeleição obtida em outubro de 2012 para um terceiro mandato de seis anos.

Em janeiro, a Assembleia Nacional concedeu ao presidente uma permissão indefinida de ausência do país para tratar a doença, em Cuba, enquanto o Tribunal Supremo de Justiça autorizou que a posse de Chávez fosse adiada para quando ele tivesse condições de saúde.

A oposição protestou fortemente contra isso, exigindo que o governo desse informações mais claras sobre o estado de saúde do líder.

O governo retrucava pedindo "tempo" e "respeito à privacidade" de Chávez.

Mandatos

Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia.

Chávez foi reeleito pela primeira vez em 2006, com mais de 62% dos votos, e novamente em 2012, com 54%. Fonte: G1

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!