Labels

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Agentes de Endemias realizam trabalho de conscientização para combater a Dengue em Banzaê



Durante o dia de hoje, os Agentes de Endemias realizaram o Dia de Conscientização na Sede para combater a Dengue em Banzaê.

Em um stand montado em frente à Secretaria Municipal de Saúde, os agentes explicaram aos alunos das escolas municipais da Sede, CEEC, José Benevides e Mariana Dantas de Matos, quais os cuidados que a população deve ter para não contrair a Dengue.

Entre as explicações dadas no stand, os agentes falaram sobre o mosquito Aedes aegypti (responsável pela transmissão da Dengue) e como é sua reprodução em água limpa, dos cuidados que cada um deve ter para que a dengue seja combatida, cuidados como tratar sempre a água, lavar sempre as vasilhas de água e de comida de animais, verificar sempre os ralos da casa onde não estão entupidos, retirar sempre a água e lavar com sabão a bandeja externa da geladeira, não deixar acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água, guardar sempre as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo, entregar sempre pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e jamais acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso.

Os agentes deixaram bem claro também que ao contrair a dengue, o infectado deve procurar de imediato um Posto Médico para saber quais os devidos cuidados que devem ser tomado para cuidar da doença.

Imunologia

Os agentes aproveitaram o momento também para dizer que uma pessoa infectada por um dos 4 sorotipos virais, torna-se imune a todos os tipos de vírus durante alguns meses e posteriormente mantém-se imune, pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi infectado, porém, eles disseram também que se a dengue voltar, dessa vez um dos outros 3 tipos do vírus, há uma probabilidade maior que a doença seja mais grave que a anterior, mas não é infalível que aconteça.

O Dia de Conscientização na Sede para combater a Dengue em Banzaê, foi uma idealização da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica e contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Prefeitura Municipal). Fonte: Facebook Prefeitura Municipal de Banzaê

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!