Labels

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Estudantes protestaram contra a corrupção e reivindicam UNEB em Ribeira do Pombal

Estudantes se reúnem em frente à sede do Poder Legislativo local para protestarem

Aderindo à onda de manifestações que vem ocorrendo em todo o País, nessa tarde (20/06) estudantes de Ribeira do Pombal foram às ruas da cidade manifestar apoio aos protestos e expor sua indignação contra as mazelas do poder público, particularmente a corrupção. Centenas de cidadãos pintaram os rostos e deflagraram bandeiras reivindicando melhoria dos serviços públicos e a implantação de  um campi da UNEB em Ribeira do Pombal. A manifestação se originou, timidamente, em frente ao Colégio Evência Brito – (CEB), por volta das 15h, e foi se avolumando na medida em que os estudantes marchavam em direção à sede do Poder Legislativo local, onde permaneceu por alguns instantes.

Durante a caminhada, muitas vezes, o hino nacional foi cantando, palavras de ordem foram ditas, porém de maneira pacífica. Mas o ápice ainda estava por vir; e se deu quando já,  nas imediações do centro da cidade, os manifestantes se sentaram no asfalto quente, momento em que um dos estudantes proferiu um discurso emocionado, alentando esperança à sociedade pombalense.  Segundo Victória Morais (foto abaixo) uma das coordenadoras do protesto, o objetivo foi amplamente alcançado, não importando a quantidade, porém a qualidade expressada na atitude das pessoas que deixaram seus lares para defender a dignidade do povo. A expectativa era de que cerca de 5.000 pessoas participassem do evento. Todavia, um especialista consultado pelo Blog do Gomes avaliou a presença de aproximadamente mil manifestantes. Os estudantes atribuem a mediana participação popular ao boicote promovido pela rádio Pombal FM, que achava que o movimento tinha coloração partidária contra o governo local. Fonte: Blog do Gomes

Repercussão

Enquanto os manifestantes caminhavam, pessoas que observam o protesto se diziam decepcionadas com o desinteresse da população, muito embora aprovassem a manifestação. Outras, no entanto, alegaram que tal manifestação “era coisa de quem não tinha o que fazer”.  Opiniões a parte, o evento havia gerado uma grande expectativa em torno de uma participação massiva da população, uma vez que  havia sido divulgado nas principais redes sociais, vindo, inclusive, a receber apoio de centenas de simpatizantes No entanto, essa expectativa não se confirmou, fincando abaixo do esperado.  De qualquer forma, o protesto coloca Ribeira do Pombal no circuito das manifestações, sendo a única cidade do Nordeste baiano a ter  promovido uma mobilização de tamanha magnitude, que certamente marcará a história do município.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!