Labels

sábado, 3 de agosto de 2013

Banzaê realiza IV Conferência Municipal de Cultura

Diretor Municipal de Cultura, Devid Matos, fazendo o uso da palavra (Foto: Departamento de Cultura)


Aconteceu no dia de ontem, sexta-feira (02), no Auditório Maria Lina de Novaes (Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte) com tema: “Uma política de estado para a cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, a IV Conferência Municipal de Cultura de Banzaê.

Voltada especialmente em homenagear o forrozeiro e gênio da música nordestina, Dominguinhos (desde o convite, ao crachá e o certificado em formato de sanfona), que faleceu semana passada, a conferência foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
 
Com ampla participação popular, a conferência teve como proposição central, a discussão de política públicas da área de cultura e que serão colocadas no “Sistema Municipal de Cultura” a ser criado logo após a mesma.
 
Abrindo os trabalhos, a vice-prefeita Vera Leal, falou o quanto era importante a realização dessa conferência por entender que todos que estavam ali presentes eram cultura e defendem a cultura como ponto central para colocar as pessoas num caminho de sabedoria e aprendizado, ela ressaltou também que a Prefeitura Municipal sempre vai buscar valorizar a cultura em Banzaê e agradeceu os jovens e todos aqueles que gostam de valorizar, enaltecer e levar a cultura local adiante.
 
O secretário municipal de Educação Cultura e Esporte, Galileu Gama, falou o quanto o município é recheado de artistas dos mais diversos segmentos da cultura, falou um pouco sobre a conferência e sua importância e finalizou sua fala comunicando que o município aderiu ao programa “Mais Cultura”, um programa voltado para atender toda população banzaeense.
 
Para vereadora Kathyuscia, Banzaê é um município cultural com suas quadrilhas juninas, seu reisado, seus teatro, os grupos de pífanos e os mais diversos grupos culturais e defendeu um pouco mais de valorização a área.
 
O diretor municipal de Cultura, Devid Matos, iniciou sua fala comunicando que no mês de abril o município aderiu ao programa “Sistema Nacional de Cultura” e deixou bem claro que após a conferência, o município vai aderir ao “Sistema Estadual e Cultura” e criar o Sistema Municipal de Cultura e que todas as discussões aprovadas nesses grande momento cultural serão colocadas no municipal e logo após de pronto, o mesmo será encaminhada para Câmara Municipal de Vereadores e sendo aprovado será sancionado pela prefeita Patrícia Almeida.
 
Todos somos mestres e iniciantes nesse novo momento e aqui estamos para um rito de passagem e uma iniciação como uma árvore em uma nova estação e com novas folhas, afinal, cultura não existe sem riscos e arriscar faz parte do cotidiano de artistas, produtores, pessoas envolvidas e dos gestores culturais, disse Devid.

Após a fala das autoridades, aconteceram diversas apresentações culturais no palco do Auditório.


 Grupo Teatral T-Art do CEEC fazendo sua apresentação (Foto: Karlão Bitencourt)

 
Participaram das apresentações, três casais de quadrilheiros da Quadrilha Junina Pisada Forte da Sede, o Grupo Teatral T-Art do Centro Educacional Edval Calasans (CEEC – Sede) que fez uma apresentação sobre o poeta baiano Jorge Amado e suas obras, o ator Evânio Matos do povoado São João da Fortaleza e o professor Adriano Bitencourt que tocou sucessos do mestre Dominguinhos com sua sanfona.
 
Logo após as apresentações, o coordenador da conferência, Emanuel Almeida, fez a leitura e apreciação do regimento da mesma para todos os presentes.
 
Os conferencistas, professor Fábio Guilherme e professora Glaucia Rodrigues, fizeram a palestra central da conferência falando e explicando sobre os eixos de discussão:
 
Eixo I: Implementação do Sistema Municipal de Cultura
Eixo II: A cultura do município: Produção Simbólica, cidadania e desenvolvimento.
 
Após a explanação dos eixos, os participantes da conferência participaram dos grupos de discussão e todas as propostas formuladas foram apresentadas na plenária final da conferência e as aprovadas serão colocadas no Sistema Municipal de Cultura como foi dito acima.
 
A conferência foi encerrada com a escolha e apresentação dos Delegados municipais que vão participar e representar o município na Conferência Territorial de Cultura a ser realizada na cidade de Euclides da Cunha em data a ser confirmada, foram eleitos delegados:
 
Poder Público: Devid Matos e Bruno Matos titulares, e Ana Lídia e Maria do Socorro suplentes.
Sociedade Civil: Antônio Carlos, José do Carmo e Rômulo Novaes titulares, e Alan Nascimento, Rogério Dantas e Elígio Santana suplentes.
 
Participaram da conferência e mostraram seu talento musical, os artistas locais Patrick, Tonho de Cilene, Zil e os alunos do CEEC.

A secretária municipal de Ação Social, Fabiana Gama, o vereador Fernandes Nascimento e demais autoridades do município, também prestigiaram a conferência.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!