Labels

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Com ippon na final, Rafaela Silva se torna a 1ª Campeã Mundial do Brasil no Judô

Rafaela Judo Medalha (Foto: Thierry Gozzer)
 Rafaela sorri com a medalha de ouro no peito (Foto: Thierry Gozzer)

Há dois anos, a medalha de ouro escapou das mãos de Rafaela Silva. Ela viu a japonesa Aiko Sato ocupar o lugar que ela queria estar e teve que se contentar com a prata no Mundial de Paris. No ano passado, chegou com grandes chances às Olimpíadas de Londres, mas viu seu mundo desabar com a eliminação por conta de um golpe proibido. Quis o destino que a carioca da Cidade de Deus entrasse para a história do judô brasileiro dentro de casa, no Maracanãzinho, diante de uma torcida barulhenta. Com menos de um minuto de luta ela aplicou um ippon na americana Marti Malloy e se tornou a primeira mulher  brasileira Campeã Mundial no Judô, é OURO no peso leve.

Dessa vez, o choro não foi de desespero nem de tristeza. A menina de 21 anos chorou de alegria. Antes dela, apenas João Derly, duas vezes (2005 e 2007), Tiago Camilo (2007) e Luciano Correa (2007) haviam subido no lugar mais alto do pódio em um Mundial de Judô.
 
Rafaela Silva Judô mundial (Foto: Reuters) 
Rafaela ajoelha e chora depois de conquistar o título mundial  (Foto: Reuters)

O último Mundial bateu na trave, entrei dessa vez para levar a medalha na minha casa, na minha cidade. Eu não podia deixar meu braço esticado e nem ir para o chão. No Pan-Americano por equipes, perdi para ela no chão. Pensei: "vou entrar, vou ficar bem justa". Eu vi que ela caiu, mas, no momento, do jeito que ela caiu, tentei pegar o braço. Olhei para a mesa, e o árbitro resolveu dar o ippon, disse Rafaela. 
 
Essa foi a terceira medalha no Brasil na competição, sendo que todas foram na categoria feminina, Érica Menezes conquistou a Prata na categoria até 52kg e a Campeã Olímpica Sarah Menezes conquistou o Bronze na categoria até 48kg. Fonte: SporTV

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!