Labels

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Via Expressa Baía de Todos-os-Santos foi inaugurada em Salvador

Com elogios de Neto a Wagner e Dilma a Rui Costa, Via Expressa é inaugurada; placa terá Feliciano 
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

A Via Expressa Baía de Todos-os-Santos foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (1º), em cerimônia no próprio complexo viário, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner e do prefeito ACM Neto, além de ministros, parlamentares e secretários estaduais e municipais. Primeiro a falar, o gestor da capital baiana voltou a elogiar o chefe do Executivo baiano. "Se essa obra está sendo entregue foi porque o governador acreditou e trabalhou por ela, foi buscar recursos, acompanhou a execução e as intervenções. A Via Expressa muda o perfil urbano de Salvador", exaltou Neto, ao citar a necessidade de investimento na mobilidade urbana e adoção de medidas como o Decreto de Carga e Descarga, que reduz o horário de circulação de caminhões na cidade.

  Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Na sequência, Wagner retribuiu a gentileza ao comentar que o prefeito era "um cara de sorte" por ter a "chance" de participar de diversas inaugurações de obras iniciadas anteriormente que se concretizam agora. O governador classificou a Via Expressa como "monumental", ao confrontá-la com a Avenida Paralela e reiterar que é a "maior obra viária dos últimos 30 anos" em Salvador. "Uma obra como essa não é fácil. Rasgar uma estrada no ermo é uma coisa, outra coisa é fazer uma pista com 10 faixas no meio da cidade", comparou. Já Dilma iniciou o seu discurso com a fala de que iria "quebrar o protocolo", mas repetiu um artifício utilizado em outras ocasiões: fazer referência a membros da comunidade e destacar um operário como representante dos trabalhadores da obra. Ela chamou ao palco um homem de prenome Feliciano e sugeriu, inclusive, a inclusão do seu nome na placa de inauguração.
 
  Feliciano sendo cumprimentado por Dilma (Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias)

Ela repetiu também uma brincadeira em relação ao ponto inicial do complexo viário, a Rótula do Abacaxi. "Pensei que tinha uma feirinha ou alguém vendendo suco de abacaxi. Depois o governador me explicou que o nome é porque o trânsito é um abacaxi. Agora há pouco o governador me disse que vai mudar para Rótula do Quiabo", completou, em referência à previsão de melhor fluidez no trânsito da região.
 

  Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), "em função da retirada das instalações provisórias montadas para inauguração da obra", o tráfego de veículos será liberado a partir da tarde deste sábado (2). A meta é reduzir em 3,2 quilômetros o trajeto da BR-324 ao Porto de Salvador, com pelo menos seis rotas alternativas. A via passa por Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte. Ao todo, são dez faixas de tráfego, seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga, três túneis, 14 elevados, duas passarelas, além de ciclovia, pista de rolamento e passeios. O investimento foi de R$ 480 milhões, por meio de parceria entre os governos federal e estadual. O complexo viário é considerado uma das principais intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com informações do Bahia Notícias

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!