Labels

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Senador João Ribeiro (PR/TO), morre em SP

João Ribeiro voltou ao Senado em agosto deste ano, após afastamento para tratar da doença (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado) 
João Ribeiro em sessão no Senado Federal (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
 
O senador do Tocantins, João Ribeiro (PR), morreu às 12h (horário de Brasília) desta quarta-feira (18), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele estava internado no local desde o último dia 16 de novembro após complicações pulmonares. Neste ano, o senador passou por um transplante de medula óssea para tentar curar um tipo raro de leucemia. A morte dele foi confirmada pelo hospital.

Devido ao tratamento da doença, o senador chegou a se afastar das funções parlamentares em fevereiro deste ano. Porém, em agosto de 2013 reassumiu a vaga no Senado Federal. João Ribeiro é um dos políticos mais influentes do Tocantins e era apontado como pré-candidato ao governo do estado nas eleições de 2014.

João Batista de Jesus Ribeiro era natural de Campo Alegre de Goiás e tinha 59 anos. Ele era casado com Cínthia Ribeiro, presidente estadual do PTN, com quem tem um filho, João Antônio Caetano Ribeiro. O senador deixa outros seis filhos: a deputada estadual do Tocantins, Luana Ribeiro (PR), o presidente estadual do PRTB, João Ribeiro Júnior, Diêgo Afonso Ribeiro, Giovanna Remor Stecanela Ribeiro, Maria Teresa Paranaguá Ribeiro e Fábio da Cunha Ribeiro.

Carreira política

João Ribeiro começou a carreira política como vereador em Araguaína, em 1982, na época pelo PDS (Partido Democrático Social). Em 1986, foi eleito deputado estadual por Goiás. Líder do PFL (Partido da Frente Liberal), trabalhou na persuasão dos políticos goianos sobre a importância da criação do Estado do Tocantins. Esse foi um dos principais marcos da carreira política dele.

Contudo, a disputa política mais intensa de João Ribeiro, com a vitória muito comemorada, foi a eleição para prefeito de Araguaína em 1989, cumprindo o mandato até 1993. A carreira como deputado federal começou em 1994, já por estado do Tocantins, com reeleição em 1998.

No Tocantins, atuou no poder executivo em duas oportunidades: como secretário de Turismo Ecológico, em 1997, e secretário de Governo, entre 2001 e 2002. Nas duas oportunidades o governador era José Wilson Siqueira Campos, atual governante do estado.

Como representante do Tocantins no Senado Federal, João Ribeiro cumpria o segundo mandato. Eleito em 2002, exerceu o primeiro mandato de oito anos e foi reeleito em 2010. Ribeiro tinha mandato até janeiro de 2019. Fonte: G1

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!