Labels

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Papa nomeia brasileiro Dom Orani Tempesta e 18 novos cardeais

Papa nomeia o brasileiro D. Orani Tempesta como cardeal (Foto: Reprodução Globo News) 
Papa nomeia o brasileiro D. Orani Tempesta como cardeal (Foto: Reprodução Globo News)

O Papa Francisco nomeou oficialmente neste sábado (22) 19 novos cardeais em um consistório realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre eles está o brasileiro Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.

Os novos cardeais receberam das mãos do Papa um anel, símbolo do novo compromisso universal com a Igreja, e o solidéu cardinalício, vermelho como o sangue dos mártires que deram a vida para defender a fé.

Os novos purpurados vestiam os trajes solenes vermelhos litúrgicos e estavam emocionados, em particular os seis latino-americanos, região de Francisco e que abriga metade dos católicos no mundo, mas que possui uma representação pequena na hierarquia da Igreja.

Os cardeais também receberam o título de uma igreja de Roma. A designada para Dom Orani foi a Igreja de Santa Maria Mãe da Providência. O brasão dele será colocado na igreja, além de uma foto.

O Papa emérito Bento XVI chega ao consistório deste sábado (22) na Basília de São Pedro, no Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino/AP) 
 Papa emérito Bento XVI chegando ao consistório na Basília de São Pedro (Foto: Alessandra Tarantino/AP)


A cerimônia foi marcada pela primeira presença em público do Papa Emérito Bento XVI, ele não participava de uma solenidade desde a sua renúncia em fevereiro de 2013.

Papa Francisco cumprimenta o Papa emérito Bento XVI durante o consistório deste sábado (22) no Vaticano (Foto: Max Rossi/Reuters) 
Papa Francisco cumprimenta o Papa emérito Bento XVI (Foto: Max Rossi/Reuters)

Durante seu discurso, o Papa Francisco falou sobre a luta contra a discriminação, sobre as guerras do mundo, e disse que a principal função dos bispos é a oração.

Os novos cardeais são dos seguintes países, além do Brasil: Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia.

Dos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa. 

O cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta recebe os cumprimentos da presidente Dilma Rousseff neste sábado (22) no Vaticano (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República) 
O cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta recebe os cumprimentos da presidente Dilma  (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

A presidente Dilma Rousseff estava entre as autoridades presentes no evento, Dilma falou com a imprensa e disse ter ficado feliz com a indicação de dom Orani para cardeal. “Acho que a escolha dele é merecida. Além de ser homem de fé, é pessoa com grande capacidade, solidariedade, que se interessa pelos movimentos sociais, pelos pobres”, ressaltou.  

Na sexta-feira a tarde em Roma, a presidente se encontrou com o papa Francisco e pediu ao pontífice que colabore com a propagação de mensagens de paz e de luta contra o preconceito durante a Copa do Mundo no Brasil. Fonte: G1

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!