Labels

terça-feira, 27 de maio de 2014

A tarde do segundo dia de Caravana foi dedicada às celebrações indígenas em Banzaê

Secretário de Cultura Albino Rubim e índios Kiriri (Fotografia: Ricardo Prado)
  Secretário de Cultura Albino Rubim e índios Kiriri (Fotografia: Ricardo Prado)

A tarde da Caravana em Banzaê no dia de ontem foi focada na celebração da cultura indígena do local. Chegando ao povoado de Mirandela, que em 1995 foi ocupado pela tribo Kiriri, a equipe da SecultBA foi recebida com festa e fogos de artifício. 

A recepção tão bonita e calorosa mostrou a hospitalidade e acolhimento do povo Kiriri e o discurso emocionado do Cacique Lázaro em frente à Igreja Senhor da Ascensão foi o ponto alto do encontro em Mirandela. A restauração e tombamento da igreja, que foi construída no século 17 por jesuítas, foi um dos principais assuntos em pauta na conversa do Secretário de Cultura Albino Rubim com os representantes dos Kiriris. A importância da antiga construção não se limita somente ao aspecto religioso, mas também ao aspecto histórico e cultural, já que a igreja funciona também como um centro cultural para celebrações e reuniões dos moradores da comunidade.

 
Discurso do Cacique Lázaro em frente à Igreja Senhor da Ascensão (Fotografia: Ricardo Prado)
Discurso do Cacique Lázaro em frente à Igreja Senhor da Ascensão (Fotografia: Ricardo Prado)

A SecultBA seguiu, então, para a Rádio Kiriri, que faz parte de um projeto que estrutura uma rede de rádios indígenas comunitárias na região. Sérgio Melo, um de seus idealizadores, conta que tudo começou como um projeto de inclusão digital na região em 2010 e que, com a ajuda de editais para a compra de instrumentos de trabalho e cursos de capacitação, se formou a Rádio Kiriri, que toca músicas indígenas, divulga as ações da tribo, promove entrevistas com membros antigos da aldeia, entre outros assuntos ligados à comunidade.

 
Apresentação de dança da tribo Kiriri (Fotografia: Ricardo Prado)
Apresentação de dança da tribo Kiriri (Fotografia: Ricardo Prado)

Matéria referente a passagem da IV Caravana de Cultura da Bahia no dia de ontem em nosso município, o evento teve inicio na Aldeia Indígena Mirandela, passou pelas Aldeias Indígenas Cajazeira e Marcação e foi encerrado no Salão Paroquial na Sede, onde o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, fez o dialogo da SecultBA com o público presente. Com informações do Portal Caravana de Cultura da Bahia

A prefeita Patrícia Almeida, a vice-prefeita Vera Leal, o diretor municipal de cultura Devid Matos, secretários, vereadores, autoridades municipais e a população banzaeense, participaram do evento.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!