Labels

domingo, 11 de maio de 2014

Especial Copa "Paixão de um Povo"

O ano foi 1930, o país foi o Uruguai que na época era uma potência mundial do futebol com duas medalhas Olímpicas conquistada nos Jogos Olímpicos de 1924 em Paris na França e 1928 em Amsterdã na Holanda, 13 Seleções foram convidadas, e no período de 13 a 30 de Julho, aconteceu a primeira Copa do Mundo e veja como foi:


Logo da 1ª Copa

A Copa do Mundo de 1930 no Uruguai

Depois da Olimpíada de 1928, com divergência quanto à condição de amadores dos jogadores e sabendo que o futebol não faria parte dos Jogos Olímpicos de 1932, a FIFA decidiu realizar sua própria competição internacional de futebol. 
 
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA - Federation International Football Association.

O país escolhido para receber a Copa do Mundo 1930 foi o bicampeão olímpico Uruguai, que celebraria também o centenário de sua independência. A longa viagem transatlântica assustou os Europeus, que foram representados por apenas 4 seleções: Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. No total apenas 13 países participaram da Copa do Mundo 1930.

O Uruguai, anfitrião e já bicampeão da competição de futebol das olimpíadas, a disputa mais importante da época, sagrando-se o 1º Campeão da Copa do Mundo, vencendo o Peru (1x0) e Romênia (4x0) na primeira fase, Iugoslávia na semifinal (6x1), e os argentinos, em um jogo final violento, por 4x2.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1930

Primeira fase:

Grupo 1
1o Argentina
2o Chile
3o França
4o México.

Grupo 2
1o Brasil
2o Ioguslávia
3o Bolívia

Grupo 3
1o Uruguai
2o Romêmia
3o Peru

Grupo 4
1o Estados Unidos
2o Paraguai
3o México

SOBRE A COMPETIÇÃO

Eliminatórias: Não houve
Sede: Uruguai
Campeão: Uruguai
Jogos: 18
Gols: 70
Média de gols: 3,89
Público: 434.500
Média de público: 24.139
Artilheiro: Guillermo Stábile (Argentina) - 8 gols

Sistema de disputa

As 13 seleções foram dividias em quatro grupos. O Grupo A com quatro equipes e os demais com três equipes cada. Classificaram-se para as semi-finais apenas os primeiros de cada grupo. Não houve disputa de terceiro lugar, dividido entre os Estados Unidos e a Iugoslávia. Vitória valia dois pontos e empate um.

Das 13 seleções participantes, 7 foram da América do Sul, 2 da América do Norte e 4 da Europa.

Semi-finais

26 de Julho - Argentina 6 x 1 Estados Unidos
27 de Julho - Uruguai 6 x 1 Iugoslávia

Final

30 de Julho - Uruguai 4 x 2 Argentina
  
Local: Estádio Centenário, Montevidéu
Árbitro: Jan Langenus (Bélgica)
Público pagante an decisão: 80.000
Gols: Primeiro Tempo - Dorado (12 minutos) | Peucelle (20) e Stábile (38). Segundo Tempo - Cea (13) | Iriarte (23) | Castro (44).

Campeões do Uruguai

Campeão Uruguai: Ballestero, Mascheroni, Nasazzi; Andrade, Fernández, Gestido; Dorado, Scarone, Castro, Cea e Iriarte Técnico: Alberto Suppici.
Argentina: Botasso, Della Torre, Paternoster; J.Evaristo, Monti, Arico Suárez; Peucelle, Varallo, Stábile, Ferreira e M. Evaristo Técnico: Francisco Olazar.
O Brasil na Copa de 1930
 
Delegação Brasileira

Eliminado na Primeira Fase - 6º lugar
2 jogos | 1 vitória e 1 derrota | 5 gols a favor e 2 gols sofridos | saldo de gols +3.

O primeiro gol da Seleção numa edição de Copa do Mundo foi marcado por Preguinho, o jogador na foto segundo um ramo de flores.
Delegação Brasileira: Araken, Benedicto, Benevenuto, Brilhante, Carvalho Leite, Doca, Fausto, Fernando Giudicelli, Fortes, Hermógenes, Itália, Ivan Mariz, Manoelzinho, Moderato, Nilo, Oscarino, Pamplona, Poly, Preguinho, Russinho, Theóphilo, Velloso, Zé Luiz e Técnico Píndaro de Carvalho Rodrigues.

Na próxima publicação do especial, vamos ficar por dentro dos Mascotes de cada Copa, aguarde e fique um pouco mais por dentro do Mundial de 1930 AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!