Labels

terça-feira, 27 de maio de 2014

SecultBA visita povoado indígena de Marcação e aldeia Cajazeira na passagem da Caravana em Banzaê

Fábrica de biscoitos e beijus no povoado de Marcação (Fotografia: Ricardo Prado)
 Fábrica de biscoitos e beijus no povoado de Marcação (Fotografia: Ricardo Prado)

Ainda no dia de ontem, a Caravana de Cultura passou também na Aldeia Cajazeira da tribo Kiriri, onde foram recebidos também com muita hospitalidade na Escola Indígena. Depois da apresentação da tribo com danças e músicas típicas, foram reunidos conselheiros e representantes da tribo e do povoado para conversa com o Secretário de Cultura, onde foi reafirmada a importância de preservar a cultura indígena, uma das matrizes mais importantes da identidade brasileira. “As visitas que fazemos trazem o impacto da realidade; apesar de todo o conhecimento teórico, dos livros, vivenciar a cultura é diferente”, coloca o Secretário de Cultura Albino Rubim e completa “ficamos felizes pois vemos que muitos projetos apoiados pela Secretaria aqui na comunidade indígena estão funcionando bem, como o Ponto de Cultura e a Rádio Kiriri, e esperamos que este encontro fomente o desenvolvimento de novos projetos”.
 
Conversa entre equipe da SecultBA e índios da tribo Kiriri, aldeia Cajazeira (Fotografia: Ricardo Prado)
 Conversa entre equipe da SecultBA e índios da tribo Kiriri, aldeia Cajazeira (Fotografia: Ricardo Prado)

A SecultBA ainda passou pela fábrica de biscoitos e beijus no povoado de Marcação, também idealizada pelos índios Kiriri, que há dois anos funciona pela Associação Comunitária Santo André, fabricando guloseimas com o uso da mandioca, além da visita ao Instituto Mauá, que reúne artesanato típico indígena feito também pelos membros da tribo Kiriri moradores da região.

Matéria referente a passagem da IV Caravana de Cultura da Bahia no dia de ontem em nosso município, o evento teve inicio na Aldeia Indígena Mirandela, passou pelas Aldeias Indígenas Cajazeira e Marcação e foi encerrado no Salão Paroquial na Sede, onde o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, fez o dialogo da SecultBA com o público presente. Com informações do Portal Caravana de Cultura da Bahia

A prefeita Patrícia Almeida, a vice-prefeita Vera Leal, o diretor municipal de cultura Devid Matos, secretários, vereadores, autoridades municipais e a população banzaeense, participaram do evento.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!