Labels

domingo, 8 de junho de 2014

Especial Copa "Paixão de um Povo"


Depois de 32 anos a Copa voltou à Alemanha. Em 1974 a décima Copa do Mundo de Futebol foi realizada na Alemanha Ocidental. Em 2006, apenas Leipzig faz parte da antiga Alemanha Oriental.

A participação de oito seleções estreantes é um reflexo das mudanças geopolíticas e do aumento de participantes. Desde a Copa de 1998 são 32 seleções na fase final da Copa do Mundo, veja como foi em 2006:

 Os Campeões

Seleções participantes: 32

Campeã: ITÁLIA
Vice-campeã: França
Terceiro lugar: Alemanha
Quarto lugar: Portugal

Equipes eliminadas nas Quartas de Final:

5º lugar - Brasil
6º lugar - Argentina
7º lugar - Inglaterra
8º lugar - Ucrânia

Equipes eliminadas nas Oitavas de Final:

9º lugar - Espanha
10º lugar - Suíça
11º lugar - Holanda
12º lugar - Equador
13º lugar - Gana
14º lugar - Suécia
15º lugar - México
16º lugar - Austrália

Equipes eliminadas na Primeira Fase:

17º lugar - Coreia do Sul
18º lugar - Paraguai
19º lugar - Costa do Marfim
20º lugar - República Checa
21º lugar - Polônia
22º lugar - Croácia
23º lugar - Angola
24º lugar - Tunísia
25º lugar - EUA
26º lugar - Irã
27º lugar - Trinidad e Tobago
28º lugar - Arábia Saudita
29º lugar - Japão
30º lugar - Togo
31º lugar - Costa Rica
32º lugar - Sérvia e Montenegro

Seleções estreantes: 8 Seleções estrearam nesta edição(25%) - Angola, Togo, Costa do Marfim e Gana representando a África, República Checa e Sérvia e Ucrânia representando a Europa, Trinidad e Tobago representando a América Central.

Curiosidades


Eliminatórias: 198 seleções Classificado automaticamente: Alemanha (país sede) Sede: Alemanha Campeã: Itália
Jogos: 64 Gols: 147 Média de gols: 2,30 Público: 3.353.655 Média de público: 52.401 Artilheiro: (Chuteira de Ouro): Miroslav Klose (Alemanha) - 5 gols Chuteira de Prata: Hernán Crespo (Argentina) | Chuteira de Bronze: Ronaldo (Brasil) Melhor jogador: Zinedine Zidane (França)
Prêmio Yashin de Melhor Goleiro: Gianluigi Buffon (Itália)
Prêmio de melhor jogador jovem: Lukas Podolski (Alemanha)
Prêmio de Fair-play: Brasil e Espanha
Prêmio seleção mais empolgante: Portugal

Brasil na Copa: 
5 jogos, sendo 4 vitórias e 1 derrota, 10 gols pro e 2 gols contra, saldo positivo de 8 gols.

Parte da Delegação Brasileira

Delegação Brasileira: Dida, Cafu, Lúcio, Juan, Emerson, Roberto Carlos, Adriano, Kaká, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Zé Roberto, Rogério Ceni, Cicinho, Luisão, Cris, Gilberto, Gilberto Silva, Mineiro, Juninho Pernambucano, Ricardinho, Fred, Julio César, Robinho, Técnico - Carlos Alberto Gomes Parreira. 
Seleção da Copa:

Goleiros: Gianluigi Buffon (Itália), Jens Lehmann (Alemanha) e Ricardo (Portugal). Zagueiros e Laterais: Roberto Ayala (Argentina), John Terry (Inglaterra), Lilian Thuram (França), Philipp Lahm (Alemanha), Fabio Cannavaro e Gianluca Zambrotta (Itália) e Ricardo Carvalho (Portugal). Meias: Zé Roberto (Brasil), Patrick Vieira e Zinedine Zidane (França), Michael Ballack (Alemanha), Andrea Pirlo e Gennaro Gattuso (Itália), Luís Figo e Maniche (Portugal). Atacantes: Hernan Crespo (Argentina), Thierry Henry (França), Miroslav Klose (Alemanha), Francesco Totti e Luca Toni (Itália).

Outras Curiosidades

Após 24 anos a Itália conquista mais um título mundial, aseleção italiana chegou ao tetracampeonato da Copa do Mundo ao vencer a França nos pênaltis por 5 a 3, essa foi a segunda final da história que a decisão ocorreu nós pênaltis, a primeira foi em 1994 e a própria Itália perdeu para o Brasil.

Não se classificaram as tradicionais seleções do Uruguai (bicampeão mundial), Grécia (Campeã da Eurocopa de 2004), Turquia (3º lugar em 2002), África do Sul (Sede de 2010), Dinamarca, Bélgica, Rússia, Senegal, Camarões e Nigéria.

Foi a terceira vez que a França elimina o Brasil em Copas do Mundo, sendo a segunda nas Quartas de Final, a primeira foi em 1986 e em 1998 os franceses foram Campeões.

Este é o primeiro Mundial em que o atual campeão teve de disputar as eliminatórias. Até 2002 o campeão da última Copa do Mundo tinha sua vaga garantida.

Na próxima publicação do Especial, vamos ficar dos Campeões de todas as Copas, aguardem. Curta muito mais da Copa de 2006 AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!