Labels

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Eleições 2014 na Bahia: Quem são?



Neste primeira publicação do Especial Quem são? Fiquem por dentro dos candidatos a senador (a) da Bahia nesta eleição.

Otto

Atual vice-governador da Bahia, Otto Roberto Mendonça de Alencar nasceu em Ruy Barbosa no ano de 1947, é formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, especializado em Medicina do Trabalho e em Saúde Ocupacional.

Iniciou sua vida profissional na medicina, e só em 1986 foi eleito ao primeiro cargo eletivo como Deputado Estadual. Logo na segunda eleição que concorreu, em 1990, terminou como o deputado mais votado e reeleito em seguida no ano de 1994, Otto também foi presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

Eleito vice-governador pela primeira vez em 1998 na chapa encabeçada pelo ex. governador César Borges, Otto voltou a ser eleito vice-governador em 2010 na chapa encabeçada pelo atual governador Jaques Wagner, em 2011 ajudou a fundar o PSD e ainda na gestão Wagner, foi secretário estadual de Infraestrutura.

Com número 555, Otto faz parte da Coligação Pra Bahia mudar mais (PT / PP / PSD / PDT / PR / PC do B / PTB / PMN).

Geddel

Nascido em Salvador em 1959, Geddel Quadros Vieira Lima é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília.

Entrou na política ainda em Brasília como assistente parlamentar na Câmara dos Deputados. Filiado ao PMDB desde 1990, foi eleito Deputado Federal pela Bahia no ano seguinte, e reeleito cinco vezes desde então.

Em 2007 foi nomeado pelo ex-presidente Lula, Ministro da Integração Nacional e permaneceu no cargo por três anos, quando saiu para concorrer às eleições de 2010 como candidato a governador, Geddel foi vice-presidente da Caixa Econômica Federal neste mandato a presidente Dilma Rousseff

Com o número 150, Geddel faz parte da Coligação Unidos pela Bahia (DEM / PSDB / PMDB / SD / PTN / PROS / PRB / PSC / PTC / PV / PPS / PRP / PT do B / PSDC).

Eliana Calmon

Nascida em Salvador em 1944, Eliana Calmon Alves é formada em Direito e especializada em Processo Civil pela Universidade Federal da Bahia.

Em 1974 passou a ocupar o cargo público de procuradora da República em Pernambuco, dois anos depois passou para a Subprocuradoria Geral da República, e em 1979 passou no concurso público para juíza federal, onde atuou no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia por dois anos.

Em 1999 assumiu o cargo de Ministra do Superior Tribunal da Justiça, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo.

Eliana faz parte da Coligação Um novo caminho para Bahia (PSB / PSL e PPL) 
com o número 400.

Hamilton Assis

Natural da capital baiana de Salvador, Hamilton Moreira de Assis nasceu em 1963 e é pedagogo. Iniciou sua vida política como militante em associações de bairro da sua cidade natal e foi filiado ao PT por 23 anos antes de entrar para o PSOL em 2005.

Hamilton já foi presidente estadual do PSOL, e em 2010 foi candidato à Vice-Presidência da República na chapa de Plínio Arruda Sampaio. Em 2012 concorreu à Prefeitura de Salvador. O PSOL está sozinho nesta eleição e número de Hamilton é 500.

Marcelo Evangelista

Membro de uma Seita Religiosa, Marcelo Evangelista é candidato Senador pelo PEN (Partido Ecológico Nacional) com o número 511.
Natural de Valença, Marcelo tem 43 anos e faz parte da Coligação Por uma Bahia livre e justa (PEN / PRTB).

Na próxima publicação vamos ficar por dentro quem são os candidatos (as) a governador (a). Fonte: Portal Eleições 2014 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!