Labels

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Eleições 2014: Quem são?

 
 
Faltando três dias para o dia 05 de Outubro, dia de irmos as urnas escolher o novo presidente do Brasil, vamos conhecer um pouco de cada candidato (a), veja:
 
Dilma Rousseff
 
Nascida na capital mineira de Belo Horizonte em 1947, Dilma Vana Rousseff é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ainda jovem começou a interessar-se pelos ideais socialistas e cedo começou a participar em grupos militantes contra a ditadura militar no Brasil.
 
Em 1986 foi nomeada Secretária da Fazenda de Porto Alegre, durante o governo de Alceu Collares.
 
Quatro anos depois assumiu a presidência da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e em 1993, foi nomeada pelo então Governador do Estado, Alceu Collares, Secretária de Energia, Minas e Comunicação. Filiou-se ao PT em 2000 e antes de chegar a Presidência da República ainda ocupou o cardo de Ministra-Chefe da Casa Civil entre os anos de 2005 até 2010, quando entrou como candidata à Presidência da República, terminando eleita com quase 56 milhões de votos.
Essa é a segunda eleição que Dilma disputa e a petista faz parte da Coligação Com a força do povo (PT / PMDB / PSD / PP / PR / PROS / PDT / PC do B / PRB), Dilma é 13.
 
Marina Silva
 
Natural da capital Rio Branco, no Acre, Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima nasceu em 1958 e passou a infância e parte da adolescência no Seringal Bagaço, a 70 quilômetros de distância de Rio Branco, para onde se mudou apenas aos 15 anos de idade. Marina só foi alfabetizada aos 16 anos, e ainda conseguiu se formar em História pela Universidade Federal do Acre aos 26 anos. Além da licenciatura, é pós-graduada em Teoria Psicanalítica pela Universidade de Brasília e em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília.
 
Marina já foi vereadora de Rio Branco, deputada estadual e senadora representando o estado do Acre, e 2010 concorreu pela primeira vez a eleição para presidente e nesta eleição era candidata a vice-presidente da Eduardo Campos, líder do PSB que faleceu num trágico acidente aéreo no dia 13 de agosto.
 
Marina ´foi ministra do Meio Ambiente no Governo Lula e disputa está eleição fazendo parte da Coligação Unidos pelo Brasil (PHS / PRP / PPS / PPL / PSB / PSL), Marina é do PSB e seu número é 40.
Aécio Neves
 
Natural da capital mineira de Belo Horizonte, o senador Aécio Neves da Cunha nasceu em 1960 e é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Aécio Neves é neto de Tancredo Neves e iniciou sua vida política aos 21 anos quando foi convidado pelo avô para ser seu secretário pessoal, depois de ter participado na campanha que o elegeu governador de Minas Gerais.
 
Em 1986 foi eleito para seu primeiro cargo eletivo como deputado federal, onde foi reeleito por mais três mandatos. Alcançou o Governo mineiro em 2002 com 60% dos votos válidos e finalizou seu primeiro mandato com 68% de aprovação popular, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha. Foi reeleito em 2006 com 77% dos votos válidos e atingiu o índice de aprovação popular de 90%, segundo pesquisa da Vox Populi/Fiemg.
 
Em 2010, Aécio foi eleitor senador e nesta eleição faz parte da Coligação Muda Brasil (PSDB / PMN / SD / DEM / PEN / PTN / PTB / PTC / PT do B), Aécio é do PSDB e seu número é 45.
Luciana Genro
 
Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Luciana Krebs Genro nasceu em 1971, é formada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e está cursando mestrado na Universidade de São Paulo.
 
Luciana é filha de Tarso Genro, atual governador do Rio Grande do Sul e iniciou sua vida política ainda na adolescência participando no movimento estudantil.
 
Filiada inicialmente ao PT, partido que deixou após ter sido eleita Deputada Federal em 2002, no ano seguinte participou da fundação do PSOL, instituído em 2004. Dois anos depois foi reeleita Deputada Federal já pelo atual partido, em 2008 concorreu à Prefeitura de Porto Alegre. Em 2010 foi candidata a mais um mandato como Deputada Federal, mas não terminou vitoriosa. Luciana é 50.
 
Eduardo Jorge
 
Natural de Salvador, capital da Bahia, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho nasceu em 1949, é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e especializado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.
 
No final da década de 1960 deu início a sua vida política como militante no movimento estudantil na Paraíba. Já exerceu o cargo de Deputado Estadual e Federal quando filiado ao PT em várias legislaturas entre os anos de 1983 e 2003.
 
Eduardo ainda exerceu os cargos de Secretário Municipal de Saúde de São Paulo durante o mandato de Luiza Erundina e Marta Suplicy, além de Secretário do Verde e do Meio Ambiente também de São Paulo nos governos de José Serra e Gilberto Kassab. Eduardo é do PV e seu número é 43.
 
Eymael
 
Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, José Maria Eymael nasceu em 1939 e é formado em Direito e História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira política como militante do PDC (Partido Democrata Cristão), extinto durante o regime militar.
 
Concorreu ao primeiro cargo eletivo em 1985, como candidato à Prefeitura de São Paulo e foi deputado federal constituinte.
 
Eymael ​já foi candidato ao cargo de Presidente da República em 1998, 2006 e 2010, Eymael é do PSDC e se número é 27.
Levy Fidelix
 
Nascido no município mineiro de Mutum em 1951, José Levy Fidelix da Cruz iniciou sua carreira política em 1996 quando disputou o cargo de Prefeito de São Paulo, terminando derrotado.
 
Tentou ainda por duas vezes o cargo de Governador, o de Vereador e de Deputado Federal, além de mais duas vezes o de Prefeito de São Paulo e em 2010 como de Presidente da República.
Levy é do PRTB com o número 28.
 
Pastor Everaldo
 
Vice-presidente nacional do PSC, Everaldo Dias Pereira nasceu em 1956, é formado em Ciências Atuariais pela Faculdade de Economia e Finanças do Estado do Rio de Janeiro.
 
Filiou-se ao PSC em 2003 e além de ser pastor da Assembleia de Deus, é um dos líderes da bancada evangélica do PSC.
 
Everaldo está disputando sua primeira eleição com o número 20.
 
Zé Maria
 
Natural do município de Santa Albertina, em São Paulo, José Maria de Almeida nasceu em 1957 e é metalúrgico. Chegou a iniciar o curso de Matemática pela Fundação Santo André, mas não finalizou. Zé Maria, como é mais conhecido, iniciou sua vida política no final da década de 1970, quando já metalúrgico, começou a militar no movimento sindical, chegando até a ser preso. Participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do PT no início da década de 1980.
Em 1994, fundou com outros ex. militantes do PT seu atual partido, o qual ocupa o cargo de presidente nacional desde o início.
 
Concorreu pela primeira vez à Presidência da República em 1998, tentou novamente em 2002 e em 2010. Zé Maria é 16.
 
Rui Costa Pimenta
 
Nascido na capital paulista de São Paulo em 1957, Rui Costa Pimenta é formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e chegou a iniciar o curso de Letras na Universidade de São Paulo, mas não concluiu. Deu início a sua vida política participando no movimento estudantil, onde chegou ao cargo de Diretor do Centro Acadêmico de Estudos Literários e Linguísticas e em 1979 participou da fundação do PT em São Paulo e no ABC.
 
Em 1992 saiu do PT e começou a trabalhar, juntamente com outros companheiros, pela criação do PCO, que teve seu registro definitivo em 1996.
 
Dois anos depois foi candidato ao cargo de deputado federal, mas não chegou a ser eleito. Ainda disputou pela Prefeitura de São Paulo em 2000 e à Presidência da República em 2002, 2006 e 2010, mas em nenhuma delas alcançou a vitória. Pimenta e 29.
 
Mauro Iasi
 
Natural da capital paulistana de São Paulo, Mauro Luís Iasi nasceu em 1960, é formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo.
 
Mauro Iasi é professor adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Comitê Central do PCB. Autor de diversos livros foi presidente do Sindicato dos Docentes da UFRJ de 2011 a 2013.
 
Mauro Iasi é do PCB com o número 21.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!