Labels

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Apresentado projeto de criação da UFNB

Reparação e Oportunidades: Com este lema a comissão organizadora em prol da criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) conseguiu reunir a sociedade civil e o poder público na manhã de sexta-feira, 6 de fevereiro, no auditório do Campus XI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Serrinha. Estiveram presentes representantes dos quatro territórios envolvidos na criação (Semiárido Nordeste II, Sisal, Bacia do Jacuipe e Litoral Norte Alagoinhas). Autoridades políticas, Reitores das Universidades Públicas Estaduais e Federais da Bahia, além de Parlamentares, professores e diretores de Departamentos da UNEB participaram da ocasião.
 
O Magnifico Reitor da UNEB José Bites de Carvalho reconheceu e valorizou o projeto e ainda salientou que é preciso discutir mais ainda sobre as demandas de curso, pois a UNEB também tem um papel estratégico nos diversos territórios da Bahia. Ao final do evento, que durou mais de cinco horas, as autoridades receberam o projeto da Universidade e assinaram um documento se comprometendo com a causa.
 
Elaborado por uma comissão da UFRB, o projeto prevê a instalação de campus nas cidades de Riachão do Jacuípe, Ipirá, Alagoinhas, Esplanada, Serrinha, Santa Luz, Ribeira do Pombal, Cícero Dantas e Jeremoabo. De acordo com a comissão mobilizadora, após apresentação, o projeto será encaminhado ao governador da Bahia, Rui Costa, e ao ministro da Educação, Cid Gomes. Redação Notícias de Santaluz, com informações de Renilson Silvara.
 
Sobre esta reunião, o Prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, postou a seguinte nota na sua página no facebook: “A nossa luta pela implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia cumpriu mais uma etapa importante na sexta-feira na cidade de Serrinha. Foi o último encontro antes de o projeto seguir para Brasília. A audiência pública foi muito forte e contou com a presença de reitores, pré-reitores, deputados da bancada baiana no Congresso Nacional, que se comprometeram a lutar pela implantação da UFNB.
 
E claro mais uma vez Ribeira do Pombal e o Território Nordeste II mostraram a sua força, pois tive o prazer de contar com a companhia de secretários municipais, o vereador Miranda, presidente da câmara Bebeto, membros do Núcleo Regional de Educação e membros da Comissão Mobilizadora, Zé Valdo, Gilmar, de Cícero Dantas, e Pedro Som, de Jeremoabo. Agora é esperar a chegada do projeto em Brasília e mobilizar autoridades, a bancada da Bahia e os segmentos sociais organizados para agilizar seu andamento e aprovação” Por Joilson Costa, Radio Pombal FM. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!