Labels

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Secretário estadual de Saúde em Ribeira do Pombal

 
Dando continuidade ao sábado de visitas, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esteve em Ribeira do Pombal, oportunidade em que se encontrou com 15 secretários municipais de saúde daquela região e falou sobre os planos da sua gestão.
 
Vilas-Boas visitou o Hospital Geral Santa Teresa, unidade da rede própria da Secretaria da Saúde do Estado, que hoje atende à população nas áreas de urgência e emergência, ortopedia, pediatria, obstetrícia e clínicas médica e cirúrgica. Possui 110 leitos, sendo sete de UTI adulto. Acompanhado do superintendente de Atenção Integral à Saúde, Mateus Simões, o secretário se reuniu com a equipe gestora da unidade.
 
“O que se vê em Ribeira do Pombal se observa em outras regiões do estado ou seja, o excesso de pacientes em hospitais da rede terciária. As unidades de saúde tem que ser blindadas por unidades de saúde básicas ao redor dos hospitais, de modo que os pacientes sejam atendidos  em fases precoces da sua doença. Não adianta ampliar leitos de hospitais de modo indefinido”, afirmou o secretário.
 
Segundo ele é preciso trabalhar de modo que os pacientes enxerguem mais portas para a rede de saúde, não tendo como única entrada a porta de um hospital. “Para mim, claramente, o fato de ter um ambulatório muito grande dentro de um hospital é um erro. O ambulatório de um hospital deveria ser para pacientes egressos de cirurgias”, disse Vilas-Boas.
Ainda durante a visita, o secretário se comprometeu a fazer a modernização nos equipamentos médicos, como tomógrafo, ultrassom e raio-x, de modo que seja possível ampliar a assistência à população. Outro ponto debatido foi a questão da lavanderia. O secretario confirmou que vai solicitar um estudo para  viabilizar essa construção no hospital em 90 dias. Por Ascom/Sesab

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!