Labels

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sesab faz reunião em Salvador para discutir sobre o HGST

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, REUNIÃO SESAB DEFINIÇÕES SOBRE HGST

 
O pleno funcionamento do Hospital Geral Santa Teresa, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) localizado em Ribeira Pombal, e que enfrenta alguns problemas, foi um dos principais assuntos discutidos na terça-feira, 10 de fevereiro 2015, durante reunião realizada Sesab, foto acima, com a participação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, prefeitos, secretários de Saúde e técnicos da área de saúde dos diversos municípios da região, acompanhados do deputado estadual Rogério Andrade. Também estiveram presentes o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Mateus Simões, e do subsecretário de Gestão da Sesab, Emanoel Melo.
 
Na oportunidade, Vilas-Boas disse que pode verificar, in loco, a situação em que se encontra o a unidade hospitalar, durante visita que fez ao município de Ribeira do Pombal no último fim de semana. O secretário afirmou que foi feito um diagnóstico da real situação do hospital, constatando que existem limitações físicas que cabem à Sesab solucionar, e que já foi mantido um encontro com representantes da diretoria da Fundação José Silveira, responsável pela gestão do Hospital Santa Teresa, a fim de que sejam feitas intervenções que resultem no melhor atendimento à população.
 
Entre as melhorias já anunciadas por Vilas-Boas para a unidade estão a construção de uma nova lavanderia, aquisição de respiradores, aparelho de Raio X, ultrassom, e nova mesa cirúrgica, além aparelhos de ar condicionado para todas as enfermarias. 
 
Ambulatórios: Com relação a melhorias no ambulatório do hospital, outra reivindicação trazida pelos secretários de Saúde da região, Vilas-Boas reafirmou que "se observa um excesso de pacientes em hospitais da rede terciária e que as unidades de saúde tem que ser blindadas por unidades de saúde básicas ao redor dos hospitais, de modo que os pacientes sejam atendidos em fases precoces da sua doença". 
 
Para ele, cabe aos municípios prover a atenção básica. "Ter um ambulatório muito grande dentro de um hospital é um erro. O ambulatório de um hospital deveria ser para pacientes egressos de cirurgias", disse Vilas-Boas. No caso específico de Ribeira do Pombal, o secretário disse dispor de dados apontando que 80% do movimento no ambulatório da unidade hospitalar poderia ser atendido na atenção básica. Vilas-Boas mencionou ainda que durante reunião com o prefeito do município foi informado que até o próximo mês de março serão inauguradas oito Unidades Básicas de Saúde (UBS). "Com isso, a atividade ambulatorial seria transferida para o município e mais recursos poderiam ser destinados para investimentos no hospital", concluiu.
 
Outra questão levantada durante a reunião foi quanto à gestão do hospital. Segundo o secretário, "estamos tentando uma solução global para todos os hospitais com a administração terceirizada, e todas as Organizações Sociais terão um novo modelo de gestão, que deve ser apresentado dentro de 30 a 40 dias". Por Ascom/Sesab 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!