Labels

terça-feira, 7 de abril de 2015

Igreja Senhor da Ascenção de Mirandela

Índios fazendo o tradicional toré em frente a igreja (Foto: Google/Imagens)

Na segunda-feira, 11 de julho 2011, aconteceu reunião no Centro Cultural Indígena de Mirandela, com presença da Prefeita do Banzaê, Jailma Gama, dos Secretários, Vereador Vanderlei, Engenheiro Manoel Teles, o Bispo da Diocese de Paulo Afonso, Dom Guido, o Padre Mário Gonella, o cacique Lázaro, os conselheiros dos kiriris e a comunidade local para debaterem sobre os procedimentos a serem feitos para dar início a Restauração da Igreja Matriz de Mirandela, por se tratar de uma fonte histórica inesgotável, ressaltando a importância do tombamento para que seja reconhecida como Patrimônio Histórico Municipal. Levando em conta ser o berço do catolicismo municipal. Por ASCOM da Prefeitura de Banzaê. 

A Igreja do Senhor da Ascenção da Mirandela, o maior patrimônio histórico e cultural de Banzaê, foi tombado provisoriamente na terça-feira, 17 de outubro 2013, depois de a mesma ter sido vistoriada pela Senhora Lígia Larcher, arquiteta do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, que ao lado do Cacique Lázaro Gonzaga de Souza, Prefeita Patrícia Nascimento Miranda, membros da comunidade, assinaram a notificação de abertura do processo para tombamento. Esse foi o primeiro passo para o tombamento definitivo, que fará da Igreja do Senhor da Ascensão de Mirandela, um patrimônio oficial e cultural da Bahia. Por ASCOM da Prefeitura de Banzaê.

Em 07 de abril 2015, o que constatamos é de que a Igreja está precisando urgentemente de cuidados, conforme pode ser visto no vídeo feito por Valdemir Santos, postado na sua página pessoal no Facebook. Veja AQUI


Incrementando a matéria postada no Blog do parceiro Joilson Costa, o Banzaê News lembra que nos dias 31 de Agosto e 01 de Setembro de 2013, aconteceu a Conferência Territorial de Cultura do Semiárido Nordeste II em Euclides da Cunha e na mesma, foi colocada como uma das propostas de urgência para nosso território, a Restauração da Igreja, a proposta ficou elaborada assim:


"Implementação de medidas emergências de preservação e restauração da integridade física do patrimônio histórico e arquitetônico do território, priorizando a Igreja Senhor da Ascensão da Aldeia Mirandela Kiriri (Século XVIII, construída pelas Missões Jesuítas em Banzaê), a mesma se encontra em estado de degradação"

Resumindo tudo isso, encontros já foram feitos, propostas já foram apresentadas e até agora nada de concreto foi feito nesse importante patrimônio histórico do Brasil em nosso município. A Igreja pede socorro, até quando a população vai esperar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!