Labels

terça-feira, 7 de abril de 2015

MEC autoriza curso de Medicina em Euclides da Cunha

O Ministério de Educação autorizou a instalação do curso de Medicina em Euclides da Cunha, por instituição particular de ensino. O edital, com 22 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, foi publicado no Diário Oficial da União, na edição da última quinta-feira, dia 2. Da Bahia, também foram pré-selecionadas as cidades de Irecê e Senhor do Bonfim e Brumado.
“A criação de cursos de Medicina é uma das medidas mais estruturantes do Mais Médicos, pois permite chegarmos a meta de 600 mil médicos em todo o país até 2026”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “Os municípios são chamados a aderir e a se comprometer com as condições para abrir os novos cursos. Este edital permite ampliar a formação médica com a qualidade adequada para a população”, afirmou.
Segundo o ministro da Educação, Luiz Cláudio Costa, “o novo edital dá seguimento à política de expansão de vagas de graduação por meio do Mais Médicos, corrigindo assimetrias regionais no que se refere a proporção de médicos por habitantes e selecionando cidades com condições de atender os critérios de qualidade.”
Entre outros requisitos para a seleção, foram utilizados critérios objetivos: não ser capital de estado; não ter curso de Medicina; ter mais de 50 mil habitantes; e estar localizado em região com estrutura de saúde e de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde adequados para comportar a oferta de graduação.
A prefeita Fátima Nunes, que vem trabalhando intensamente na área educacional, tendo atraído para o município do curso de Agronomia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), conquistas importantes, recebeu a notícia com entusiasmo e garantiu que o município vai atender às solicitações do MEC.
“Com a instalação do curso de Medicina, nossa terra se consolida como polo regional em formação de nível superior, ampliando as perspectivas profissionais para a nossa juventude, como também de municípios vizinhos. É uma conquista de todos nós”, enfatizou. Fonte: TV do Cumbe

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!