Labels

domingo, 3 de maio de 2015

Quando será a vez da igreja de Mirandela?

Índios fazendo o tradicional toré em frente a igreja (Foto: Google/Imagens)


A capela de Senhora Santana do Miradouro, em Xique-Xique, município do Vale do São Francisco, será amplamente restaurada. Um convênio entre a prefeitura municipal, a Diocese local, a comunidade e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) fará a restauração do forro, do púlpito e de bens integrados. A capela construída em 1811 é tombada pelo Estado como patrimônio cultural baiano desde 2013.

No domingo, 3 de maio 2015, uma equipe técnica realiza vistoria na capela para verificar a atual situação e dar início à programação dos trabalho, de acordo com o diretor do IPAC, João Carlos. A igreja franciscana com estilo barroco costuma atrair fieis de variadas regiões da Bahia. Do Bahia Notícias.

O dilema na IGREJA SENHOR DA ASCENÇÃO DE MIRANDELA, veja: Na segunda-feira, 11 de julho 2011, aconteceu reunião no Centro Cultural Indígena de Mirandela, com presença da Prefeita do Banzaê, Jailma Gama, dos Secretários, Vereador Vanderlei, Engenheiro Manoel Teles, o Bispo da Diocese de Paulo Afonso, Dom Guido, o Padre Mário Gonella, o cacique Lázaro, os conselheiros dos kiriris e a comunidade local para debaterem sobre os procedimentos a serem feitos para dar início a Restauração da Igreja Matriz de Mirandela, por se tratar de uma fonte histórica inesgotável, ressaltando a importância do tombamento para que seja reconhecida como Patrimônio Histórico Municipal. Levando em conta ser o berço do catolicismo municipal. Por ASCOM da Prefeitura de Banzaê. 

A Igreja do Senhor da Ascenção da Mirandela, o maior patrimônio histórico e cultural de Banzaê, foi tombado provisoriamente na terça-feira, 17 de outubro 2013, depois de a mesma ter sido vistoriada pela Senhora Lígia Larcher, arquiteta do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, que ao lado do Cacique Lázaro Gonzaga de Souza, Prefeita Patrícia Nascimento Miranda, membros da comunidade, assinaram a notificação de abertura do processo para tombamento. Esse foi o primeiro passo para o tombamento definitivo, que fará da Igreja do Senhor da Ascensão de Mirandela, um patrimônio oficial e cultural da Bahia. Por ASCOM da Prefeitura de Banzaê.

Nos dias 31 de Agosto e 01 de Setembro de 2013, aconteceu a Conferência Territorial de Cultura do Semiárido Nordeste II em Euclides da Cunha e na mesma, foi colocada como uma das propostas de urgência para nosso território, a Restauração da Igreja, a proposta ficou elaborada assim:

"Implementação de medidas emergências de preservação e restauração da integridade física do patrimônio histórico e arquitetônico do território, priorizando a Igreja Senhor da Ascensão da Aldeia Mirandela Kiriri (Século XVIII, construída pelas Missões Jesuítas em Banzaê), a mesma se encontra em estado de degradação"


Em 07 de abril 2015, o que constatamos é de que a Igreja está precisando urgentemente de cuidados, conforme pode ser visto no vídeo feito por Valdemir Santos, postado na sua página pessoal no Facebook. Veja AQUI

Resumindo tudo isso, encontros já foram feitos, propostas já foram apresentadas e até agora nada de concreto foi feito nesse importante patrimônio histórico do Brasil em nosso município. A Igreja pede socorro, até quando a população vai esperar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!