Labels

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ribeira do Pombal é 1ª colocada na produção de mel



O título simbólico de Capital Baiana do Mel vai precisar ser corrigido. Isso porque um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistas (IBGE) na quarta-feira, 18 de novembro 2015, aponta o município de Ribeira do Pombal/BA como o maior produtor de mel não só da Bahia, mas também de todo o Brasil.

De acordo com o IBGE, a cidade produziu 450 toneladas de mel durante o ano de 2014. Isto significa um aumento de 50% em relação ao ano anterior, quando o município apareceu no sétimo lugar do país e segundo estadual com uma produção de 300 toneladas. Botucatu/SP e Içara/SC completam o pódio nacional.

A cidade, inclusive, é sede da Central de Cooperativas dos Apicultores da Bahia (Cecoapi), que chega a reunir mais de dois mil apicultores. Ela fica localizada na avenida Evência Brito, em frente ao Terminal Rodoviário.

Produção de mel na Bahia: O Estado da Bahia perdeu uma posição no ranking nacional (caiu do 6º para o 7º) e a liderança na região Nordeste ao ser ultrapassado pelo Piauí. Entretanto, ostenta um crescimento forte de 53% em produção e quase 80% em valor em relação ao ano de 2013. As 3.148 toneladas de mel geraram 21,5 milhões de reais e representam um recorde histórico para o Estado.

No ranking estadual, a liderança de Ribeira do Pombal é seguida por Jeremoabo (380 toneladas) e Teixeira de Freitas (130 toneladas). Outros municípios do território do Semiárido Nordeste II também se destacaram, a exemplo de Banzaê (105 toneladas), Euclides da Cunha e Heliópolis (70 toneladas), com o quinto, oitavo e nono lugar, respectivamente. Além de Inhamnupe (66 toneladas), Santa Brígida (65 toneladas), Cícero Dantas (40 toneladas), Sítio do Quinto (35 toneladas), Nova Soure (30 toneladas), Ribeira do Amparo (30 toneladas), Novo Triunfo (25 toneladas). Por Rádio Povo AM, Ribeira do Pombal. Informações: IBGE

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!