Labels

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Primeiro caso de microcefalia registrado em Ribeira do Pombal




O primeiro caso de microcefalia foi registrado oficialmente em Ribeira do Pombal, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Uma moradora da zona rural do município, 26 anos, e que deu a luz a uma criança, na quinta-feira, 10 de dezembro 2015, no Hospital Geral Santa Teresa.

Ana Verena Andrade Santos, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica pombalense, diz que a jovem teve acompanhamento pré-natal realizando, inclusive, dois exames de ultrassonografias, não apresentando nenhuma anomalia no diagnóstico, porém, na hora do parto a equipe de obstetrícia foi surpreendida quando o bebê apresentou as características de microcefalia. 



Ainda de acordo com Ana Verena, a pombalense teve zica vírus no segundo mês de gestação. O caso de microcefalia do município de Ribeira do Pombal já entrou no SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificações, bem como a SESAB- Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

Na região norte da Bahia, os municípios de Paulo Afonso e Jeremoabo registraram juntas três ocorrências da microcefalia em recém-nascidos. Dos 180 casos registrados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, 02 deles ocorreram em Paulo Afonso e 01 em Jeremoabo.

Uma das ações adotadas pelo governo baiano para o acompanhamento do quadro epidemiológico no estado é a implantação do Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia, que entrou em operação na quinta-feira, 10 de dezembro 2015. Por Joilson Costa

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!