Labels

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Igreja de Mirandela: Um desrespeito a nossa história

A foto que serviu de inspiração pra Varneci


Não posso ficar calado diante da foto feita pelo meu amigo Deodato Araujo, que passando na antiga Mirandela registrou a deplorável situação da nossa linda e mais imponente igreja de toda a região, cujo padroeiro era Senhor da Ascensão. 

Construída pelos Jesuítas há séculos, foi paróquia de Jeremoabo ainda com o nome de Saco dos Morcegos, tornou-se o mais importante monumento histórico e religioso, milhares de casais juraram amor eterno dentro desse templo, eu mesmo fui a vários casamentos e batizados quando criança. 



Todos se admiravam ao adentrarem nesta igreja com paredes, altar, enfim tudo nela era monumental e agora vemos o estado degradante. É um tapa na cara primeiro de nós católicos, que entregamos um monumento importante aos órgãos que pelo visto não tem condições nem interesse de cuidar dele ou a irresponsabilidade não o permite. É um ferrão agudo furando as autoridades de Banzaê, que por falta de visão não se dão conta da importância histórica, cultural, turística e religiosa desta igreja. Sei dos ofícios da prefeitura encaminhados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia que tombou-a, mas desde quando papel apenas resolve problemas? 

A FUNAI também é responsável, mas age com irresponsabilidade, pois quando os índios receberam-na dos brancos a igreja estava impecável, portanto ao invés de gastar dinheiro construindo casas novas e deixando as outras caírem, deveria pegar uma parte e manter ao menos em pé esta construção histórica para diversas gerações. A Igreja Católica, representada pela diocese de Paulo Afonso, deveria ter mais cuidado ao entregar seus templos para organizações hereges que não sabem nem seu significado quanto mais o valor religioso deles. 

A palavra tombar em nossa região quer dizer cair, pois nesse caso está acontecendo mesmo, a igreja está sendo tombada (caída) aos poucos. Peço aos amigos e amigas que, por favor, me ajudem a repercutir essa postagem, pois se nos calarmos as pedras falarão, disse Jesus. Artigo enviado pelo poeta cordelista Varneci Nascimento, parabéns pelo texto amigo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!