Labels

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Índios Kiriris nas Olimpíadas 2016

EM BANZAÊ TEM!

Na tarde de terça, 16 de agosto 2016, índios Kiriris, da Aldeia Marcação, localizada no município de Banzaê, Território de Identidade Semiárido Nordeste II, desembarcaram no Rio de Janeiro para participar das Olimpíadas Rio 2016. O convite para o evento foi uma iniciativa da Secretaria Executiva do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, responsável pela organização da feira. 

Os índios vão comercializar produtos derivados de mandioca e artesanatos típicos, a exemplo de colares, arcos, flechas, maracas e brincos. O presidente da Associação Comunitária Indígena Kiriri Santo André de Marcação (Aciksam), Reinaldo Mendes, conta que o convite foi inusitado. “Para nós foi uma surpresa porque a gente não esperava participar de um evento tão importante para o Brasil e o mundo. Vamos apresentar o povo Kiriri ao mundo”.

Os produtos Kiriris são processados na Unidade de Beneficiamento de Mandioca e Fábrica de Biscoitos, localizada na Aldeia Marcação, a 30 quilômetros da sede do município de Banzaê. A unidade implantada pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), teve investimento de R$ 4,4 milhões, recursos estaduais e provenientes de acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A agroindústria tem capacidade para processar cinco toneladas/dia de raízes, com produção anual de 150 toneladas de farinha, 24 de fécula e dez de biscoitos.  Fonte: SECOM

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!