Labels

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Rodrigo Maia é reeleito em primeiro turno presidente da Câmara dos Deputados


O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) obteve 293 votos e se reelegeu nesta quinta-feira (2) em primeiro turno presidente da Câmara para o biênio 2017-2018.

Ele derrotou outros cinco candidatos que também estavam na disputa: Jovair Arantes (PTB-GO), Luiza Erundina (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), André Figueiredo (PDT-CE) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

No total, votaram 504 dos 513 deputados. Para ser eleito em primeiro turno, Maia necessitava de pelo menos metade mais um dos votos (253). Confira a votação de cada um:

Rodrigo Maia: 293 votos
Jovair Arantes: 105 votos
André Figueiredo: 59 votos
Júlio Delgado: 28 votos
Luíza Erundina: 10 votos
Jair Bolsonaro: 4 votos
Votos em branco: 5

Como resultado das negociações, Maia conseguiu montar um bloco parlamentar que reuniu 13 partidos, totalizando 358 deputados. Entre os integrantes do bloco estavam PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PTdoB.

A estratégia também visava garantir as vagas na Mesa Diretora, uma vez que a distribuição é feita de acordo com o tamanho dos blocos ou partidos.

O número de deputados reunidos no bloco de Rodrigo Maia foi suficiente para que o grupo ocupe todas as vagas titulares da Mesa Diretora.

Maia defendeu a independência entre os três poderes e criticou os questionamentos na Justiça para decidir sobre questões relativas à Câmara dos Deputados. “Muito se fala em independência, mas, mais uma vez, o ator principal da nossa eleição foi o Poder Judiciário e, por incrível que pareça, por decisão dos próprios políticos”, disse.

Demais membros da Mesa Diretora

1º vice-presidente
Fábio Ramalho (PMDB-MG) - eleito em 2º turno com 265 votos [venceu Osmar Serraglio (PMDB-PR)]

2º vice-presidente
André Fufuca (PP-MA) - eleito com 283 votos

1º secretário
Giacobo (PR-PR) - eleito com 406 votos

2º secretário
Mariana Carvalho (PSDB-RO) - eleita com 416 votos

3º secretário
JHC (PSB-AL) - eleito em 2º turno com 240 votos [venceu João Fernando Coutinho (PSB-PE)]

4º secretária
Rômulo Gouveia (PSD-PB) - eleito com 433 votos

Suplentes eleitos
Dagoberto (PDT-MS)
Pedro Uczai (PT-SC)
César Halum (PRB-TO)
Carlos Manato (SD-ES)


SUPERMERCADO VITÓRIO
Funções



Leia abaixo qual é a função de cada membro da Mesa Diretora da Câmara:

Presidente: Além de ter direito a residência oficial e corpo robusto de funcionários, o presidente da Câmara tem a função de conduzir e representar a Casa. O presidente tem o poder regimental de decidir, em última instância, o que será colocado em pauta no plenário. Esse é um dos pontos que mais trazem poder ao presidente da Câmara, visto que ele pode colocar ou tirar de votação temas de interesse do presidente da República. Além disso, após o impeachment de Dilma Rousseff, o presidente da Câmara passou a ser o primeiro na linha sucessória. Dessa forma, quem for eleito para o posto assumirá a presidência sempre que Temer estiver fora do país.

Vice-presidentes: Entre as principais atribuições do primeiro vice-presidente, está a de substituir o presidente em caso de ausência ou impedimento. Ele é responsável ainda por dar parecer sobre projetos de resolução e requerimentos de informação. 

O segundo vice-presidente pode assumir a presidência da Câmara quando o presidente e o vice-presidente estiverem ausentes. Ele também examina os pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados e incentiva a interação da Câmara com órgãos do poder legislativo estaduais.

Secretários: Cabe ao primeiro-secretário gerir os serviços administrativos da Câmara, validar as despesas, fazer a correspondência oficial e decidir recursos contra o Diretor-Geral da Casa. 

O segundo-secretário cuida de estágios, passaportes diplomáticos e prêmios concedidos pela Câmara. 

Já o representante da terceira-secretaria reembolsa os gastos dos parlamentares com passagens aéreas e examina faltas e pedidos de licença. 

O quarto-secretário gere o programa habitacional da Câmara.

Suplentes: podem participar das reuniões da Mesa e substituem os secretários em caso de falta, de acordo com a numeração ordinal. Fonte e Foto: G1

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!