Labels

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Trem do Forró: 12 anos de "Pisadinha Diferente"


Em 2005, o radialista Nélson Santana, que começou na Rádio Tropical FM, atual Transamérica FM de Euclides da Cunha, neste ano de 2017, completa 20 anos de rádio. Atualmente, comanda um programa de variedades que se tornou líder de audiência na Rádio Planalto AM de Euclides da Cunha. No período em que o ritmo ‘pisadinha’ despontou e tomou conta das festas nas cidades da região, rapidamente se espalhou pelos quatro cantos do sertão e chegou aos grandes centros, tornando-se fenômeno musical capaz de reunir milhares de pessoas nos shows musicais de Nelson Nascimento, um artista natural de Monte Santo BA, criador deste suingue diferente marcado pela batida forte da percussão.
 
DJ, apresentador de estilo próprio acostumado a satisfazer pedidos dos seus ouvintes para tocar uma ‘pisadinha’, Nelson Santana, influenciado fortemente pelo ritmo marcante e contagiante que tomava conta das galeras de todas as idades, classe social e intelectual, resolveu montar uma banda musical eclética, mas, priorizando a pisadinha, num período em que o pagode baiano já se consolidava como ritmo do momento em Salvador e se expandia por todo o estado da Bahia.
 
Afinal, era, a pisadinha, o ritmo que dominava festas públicas em toda a região, que havia chegado à cidade de São Paulo por meio dos baianos sertanejos que residiam e trabalhavam na capital dos paulistas, em suas festas residenciais e eventos que reuniam e ainda reúnem, milhares de pessoas nos famosos eventos intitulados “encontros de conterrâneos”.
 
O projeto foi posto em prática e músicos instrumentistas e vocalistas ainda jovens, mas com muita vontade de integrar uma banda de forró, entre tantas que foram formadas à época, aceitaram a oportunidade que lhes era oferecida e assim nascia a Banda Trem do Forró, mas, com ênfase na pisadinha. A música intitulada ‘O Velho Não Aguenta’, de gênero popular divertido, deu início a trajetória musical tornando-se carro-chefe do primeiro CD gravado e bastante solicitada no rádio e nas festas públicas animadas pela banda.



Nestes 12 anos de existência gravou 10 CDs, 04 DVDs, fez shows em São Paulo - onde inclusive gravou um dos quatro DVDs - e em centenas de cidades da Bahia. Em muitos municípios criou-se uma grande empatia com seus fãs, prefeitos, vereadores, políticos, líderes comunitários, graças ao profissionalismo e respeito na condução da contratação, pontualidade, simplicidade, fatores imprescindíveis para solidificar uma relação de trabalho que objetiva levar ao público em geral, horas de diversão musical com qualidade e satisfação baseado num repertório bem ao gosto popular.

Em 2016, Nelson Santana reformulou o seu projeto musical inicial e a banda Trem do Forró voltou com uma nova formação de palco, com músicos de excelente qualidade vocal e instrumental e, novamente Thays Dayanna, de retorno à casa onde havia se destacado como grande cantora, para repor a frente de palco ao lado de Érick Santhyago, outro jovem músico, nascido em Salvador BA, instrumentista tecladista, que depois de passar por várias bandas regionais, resolveu seguir em carreira solo e mudou-se para São Paulo, também com dois trabalhos gravados em CD. Fonte e Fotos: Euclides da Cunha.com

SUPERMERCADO VITÓRIO

Nesta mais de uma década de existência, bons músicos instrumentistas e vocalistas foram revelados ou começaram a se destacar regionalmente, entre eles, Thays Dayanna, uma vocalista de excelente timbre, ritmo e interpretação, desenvoltura no palco, look ousado, que interage muito bem com ‘manos e minas’, presenças garantidas nos shows, sempre, além de o público tradicional. Thays evoluiu artisticamente e convites [aceitos] não lhes faltaram para trabalhar em outras bandas, além de Euclides da Cunha, que também se destacavam em outras cidades da região.

Conhecedor da grande capacidade vocal e instrumental, desenvoltura no palco, empatia com o público, características primordiais para um bom artista, Nelson Santana, que estava a procurar um novo vocalista para sua banda, convidou Érick Santhyago para integrar a Banda Trem do Forró, nesta nova formação. 
 
A princípio, ficou acertado entre as partes que Érick Santhyago permaneceria por todo o período de festejos juninos. Diante da performance do jovem soteropolitano, - criado no interior baiano, que aos 17 anos de idade já despontava como tecladista e vocalista-, a perfeita interação de palco com Thays Dayanna e com os músicos Dennes Lucas (acordeom), Luciano (Guitarra), Diego Costa (Teclado) e Carlos ‘alemão’ (Percussão), optou por permanecer ao lado de Thays Dayanna pilotando brilhantemente a locomotiva que transporta e apresenta a melhor e mais moderna pisadinha. 
 
Os novos músicos são originários de uma safra de jovens artistas talentosos que surgiram em Euclides da Cunha, com passagem por outros grupos e bandas onde adquiriram maturidade e ganharam notoriedade no concorrido meio musical da cidade. Todos foram bem observados, avaliados em suas performances, seletivamente escolhidos para integrarem a nova Banda Trem do Forró.
 
Com a nova formação, um novo trabalho em CD foi desenvolvido pelo músico instrumentista e produtor musical Índio, em parceria com a NS Produções, que resultou num álbum com doze músicas, produzido com arranjos modernos sem, contudo, fugir ao tradicional forró da pisadinha, marca inconfundível da Banda Trem do Forró, que tanto sucesso faz por onde passa.
 
Nesta última sexta-feira (03), Nélson Santana, Thays Dayanna e Érick Santhyago fizeram uma visita de cortesia ao novo escritório-sede do Site euclidesdacunha.com, onde foram recepcionados pela diretora Jaciane Correia, Jaciel Correia, repórter e editor-chefe, José Dilson Pinheiro, repórter. A visita foi bastante descontraída e rememorado a trajetória da banda. 

Ao final da honrosa visita, Nélson Santana, Thays e Érick presentearam a equipe do site euclidesdacunha.com com kits de CD, camisa e copo personalizados com a marca Trem do Forró, com os quais contempla a plateia que vai aos shows da banda, sem, contudo, esquecer de deixar os contados para shows: (75) 991254313 / (75) 999986722 NS Produções. Trem do Forró, com essa banda, a pisadinha é diferente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!