Labels

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Em reunião com vereadores, Juiz discute ações para acelerar cadastramento biométrico da 110ª Zona


Nesta quarta-feira, 09, no Salão do Fórum de Ribeira do Pombal, o Juiz, Dr. César Augusto Carvalho de Figueiredo, responsável pela 110ª Eleitoral, reuniu-se com vereadores situacionistas e oposicionistas de Ribeira do Pombal, Banzaê e Heliópolis para definir ações com o objetivo de intensificar a divulgação ao eleitorado dos três municípios que compõem a 110ª Eleitoral sobre o cadastramento biométrico obrigatório, cujo prazo se encerra em 31 de janeiro de 2018. 

O magistrado, no encontro, disse que o convite foi feito aos vereadores por serem eles os agentes políticos mais próximos das comunidades, para deixá-los cientes da realidade no sentido de que possam ajudar em seus respectivos municípios para que um maior número de eleitores possa fazer o seu cadastramento biométrico.

Na oportunidade o magistrado ainda informou que a presença de eleitores para fazer o cadastramento biométrico está bem abaixo daquela observada nos primeiros meses quando o atendimento foi iniciado, e é preciso intensificar a divulgação junto ao eleitorado para que ele não deixe para última hora, tendo que enfrentar filas ou até mesmo perder o prazo e ter o titulo cancelado, o que lhe acarretaria não só a impossibilidade de votar nas próximas eleições, como também ter restrições no CPF, ficando impedidos assim de movimentar contas bancárias, realizar ou renovar cadastro de benefícios sociais, como Bolsa Família, BPC- Benefício de Prestação Continuada, recebimento de aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, e ainda não poder fazer matrícula em instituição de ensino superior ou tomar posse em cargo público, entre outros impedimentos.
SUPERMERCADO VITÓRIO
Os vereadores que participaram do encontro, também demonstraram preocupação com a baixa frequência de eleitores para realizar a biometria e sinalizaram para o magistrado que vão atuar junto aos seus respectivos munícipes, fazendo uma divulgação mais intensa e um trabalho corpo a corpo tendo em vista mobilizar o maior número de eleitores a agilizar o mais rápido possível o cadastramento biométrico, evitando assim a correria de última hora e o risco de ter seu título cancelado.
Até agora dos 63.635 eleitores registrados nos três municípios, apenas 27.894, ou seja, 43, 83% compareceram para fazer o recadastramento biométrico. Ribeira do Pombal que tem um eleitorado de 41.323, destes apenas 19.561, ou seja 47,33%,  atenderam à convocação, restando ainda 21.762 eleitores a regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Dos 12. 115 eleitores de Heliópolis, onde existe um posto de atendimento, 4.877, ou seja 40,25%, já foram biometrizados, sendo que 7.238 ainda não compareceram para fazer o recadastramento.
Banzaê é o que apresenta o menor número de biometrizados. Até agora só 3.456 dos 10.197 eleitores compareceram para ficar em dia com a Justiça Eleitoral, o que representa apenas 33,89% de todo seu eleitorado. Até setembro o município deve receber dois kits biométricos, e o eleitor poderá ser atendido na sua cidade. Mas até lá é importante que ele compareça ao Fórum Eleitoral em Ribeira do Pombal para adiantar a sua biometria.
O cadastramento biométrico é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e turno da tarde é o que vem registrando a menor presença de eleitores, sendo, portanto, o melhor momento para o eleitor fazer sua biometria sem enfrentar grandes filas, principalmente os moradores da sede de Ribeira do Pombal ou aqueles  eleitores de Banzaê e Heliópolis que possam comparecer no turno vespertino ao Fórum Eleitoral de Ribeira do Pombal, localizado na Rua Evencia Brito, em frente ao Hospital do Rim.
Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio do número: (75) 3276-1985. O prazo para que os cidadãos realizem o procedimento é até 31 de janeiro de 2018. Fonte e Foto: Rádio Pombal FM

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!