Labels

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Vaquejada de Ribeira do Pombal será retomada este ano em novo formato

Depois de um longo período de estiagem, a Vaqueja de Ribeira do Pombal, tradicionalmente conhecida por ser  primeira realizada na Bahia, voltará este ano, e com um novo formato. A boa notícia foi dada,  hoje pela manhã, pelo Diretor de Esportes, Humberto Gonçalves Souza Júnior, o Betinho, e o vereador Pedro Rodrigues da Conceição Neto, o popular Peu do Gado, em entrevista concedida ao Programa Rádio Revista da Pombal FM.
A primeira novidade é que o evento será organizado pela AVAR-Associação de Vaqueiros Amadores da Região, que abrange vários municípios do Território Nordeste II. Segundo Betinho, a entidade tem uma diretoria muito competente, incluindo o seu presidente Felipe Andrade, e se destaca por sua organização nesses três anos de atuação à frente da organização de vaquejadas na região, seguindo inclusive todas as exigências da ABVAQ- Associação Brasileira de Vaquejadas, como o uso de cabo artificial nos animais, capacete e uniforme das equipes para os vaqueiros, assim como a proibição de chicote contra os animais, procedimentos que serão adotados também para a Vaqueja de Ribeira do Pombal a ser realizada nos dias 13, 14 e 15 de Outubro, conforme ficou acertado em reunião recente com o prefeito Ricardo Maia, que garantiu dar todo apoio, seja na estrutura do Parque Segismundo Macedo, que passará por reforma e limpeza geral, seja na divulgação e ainda ajudar nos contatos para conseguir os animais que vão correr no evento.
A segunda novidade é que serão duas categorias: A e B exclusivamente para os associados da AVAR. Para estes, as inscrições devem ser feitas até a quinta-feira, 12 de outubro, um dia antes de começar a vaquejada. Os que deixarem para fazer a inscrição na sexta-feira, terão que arcar com uma multa, uma vez que todos os prêmios serão pagos em dinheiro, sendo proporcional ao valor arrecadado no evento.
Além das categorias A e B, também haverá uma categoria aberta, pela qual poderão correr tantos vaqueiros profissionais quanto amadores. Para essa categoria, especificamente, as inscrições podem ser feitas até às 18h do sábado, 14 de outubro,  segundo dia da vaquejada, inclusive para os vaqueiros de outras regiões da Bahia e de outros estados que desejem participar.
SUPERMERCADO VITÓRIO

Para o vereador Peu do Gado, esse novo modelo trazido pela associação, vai priorizar os vaqueiros da região, evitando a concorrência exclusiva com vaqueiros profissionais de outras regiões do país, que reúnem uma condição maior para competir.
Segundo ele, o novo modelo também facilita a tarefa de conseguir animais para o evento, pois o formato exige um número menor de cabeças de gado. Outro fator facilitador é que a associação conta com um bom número de vaqueiros associados, que mesmo não sendo obrigados, fazem questão de participar das vaquejadas organizadas pela AVAR.
Outro aspecto destacado pelo vereador,  é que hoje dificilmente os municípios têm condições de gastar 100 mil reais para realizar uma vaquejada, já que existem outras prioridades, e deixar isso a cargo de uma associação é um forma de manter viva essa grande tradição para os inúmeros amantes desse esporte em Ribeira do Pombal e na região. Fonte e Foto: Rádio Pombal FM

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!