Labels

domingo, 5 de novembro de 2017

HGST: Secretário estadual de saúde tratar da transição Fundação para o Consórcio de Saúde


O secretário de saúde do estado, Fábio Vilas Boas, visitou neste sábado, 04, o Hospital Geral Santa Tereza que, a partir de 1º de dezembro, deixará de ser administrado pela Fundação José Silveira e passará a ser administrado pela Consórcio Interfederativo de Saúde, formado por quinze municípios do Território Nordeste II. Em fase de transição para a nova administração, a unidade hospitalar vem passando por uma crise, uma vez que devido a salários atrasados até o atendimento de urgência e emergência está prejudicado, gerando muitas queixas da população.
Consórcio de Saúde
Logo depois da reunião com os médicos, o secretário Fábio Vilas Boa se reuniu com Jailma Dantas, prefeita de Banzaê, com Cassinho, prefeito de Nova Soure e vice-presidente do Consórcio, e ainda com Alan, vice-prefeito de Ribeira do Pombal;  Danilo Matos, diretor executivo executivo do Consórcio, Nelson Portela, coordenador dos Consórcios na Bahia, entre outros. Na oportunidade ele disse que a administração do hospital pelo consórcio é visto pelo governo como o modelo mais adequado para gestão de hospitais regionais. Para ele o novo modelo permite que os prefeitos estejam mais próximos da unidade hospitalar para fiscalizar e cobrar metas, maior eficiência, e exigir uma gestão mais democrática, onde pacientes de todos os municípios tenham o mesmo acesso ao atendimento.
Na reunião o secretário garantiu a ampliação da unidade de terapia intensiva, que passará a ter dez leitos de UTIs e outras dez de UTIs neonatais, informando que serão investidos 5 milhões de reais. A sala de observação da emergência também será ampliada, o centro cirúrgico ganhará mais duas salas, além da atualização do parque tecnológico da unidade que receberá novos equipamentos e ainda novos ar condicionados, camas hospitalares de aço inox, novo arco cirúrgico, processadora de raio X. Ele disse que o novo tomógrafo que já se encontra na unidade será instalado provavelmente ainda esta semana. Segundo o secretário o Hospital Geral Santa Tereza de Ribeira do Pombal, depois da reforma, terá um padrão de hotelaria e reunirá a mesma estrutura dos hospitais novos que o governo está entregando em Salvador.

Policlínica
Fábio Vilas Boa disse ainda que a Hemoba passará a funcionar em um espaço onde hoje funciona uma escola da rede estadual, pois o prédio e toda a sua área ao redor serão reformados para receber os equipamentos da policlínica que contará com atendimento em quinze especialidades médicas. Segundo ele, com isso, o governador Rui Costa e o prefeito Ricardo Maia cumprem o compromisso deles de tornar o Hospital Geral de Santa Tereza resolutivo, evitando a necessidade de estar colocando pacientes na regulação para transferi-los para Salvador. “A gente quer que isso aqui (HGST) seja um ponto final, que o doente chegue aqui, tenha seu traumatismo resolvido, sua cirurgia de urgência resolvida, neurocirurgia resolvida, e só sai daqui o que não for pactuado, como cirurgias cardíacas e oncológicas”, disse o secretário.

A prefeita de Banzaê, Jailma Dantas (foto acima), e o prefeito de Nova Soure, Cassinho, que como vice-presidente do Consórcio de Saúde representou Ricardo Maia, prefeito de Ribeira do Pombal e presidente do Consórcio, que não pode comparecer ao encontro, demonstraram muita confiança de que com essa nova gestão e os investimentos que serão feitos pelo governo do estados a oferta de saúde na região irá melhorar de forma significativa, ressaltando que isso se dará passo a passo e que depois a população sentirá os efeitos positivos das medidas que estão sendo tomadas agora para melhorar a saúde de toda região. Fonte e Fotos: Pombal FM

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!