Labels

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Eleições 2018: Candidatos a Presidente e Vice, quem são?


O Banzaê News vai divulgar em três publicações especiais o perfil dos candidatos a presidente da república, governador e senador da Bahia, e nesta primeira publicação fique por dentro dos 13 concorrentes ao Planalto:

Ciro e Kátia

A eleição presidencial de 2018 será a terceira tentativa do político de chegar ao Palácio do Planalto. Ciro Gomes (PDT) concorreu nas eleições de 1998 e de 2002, mas jamais chegou ao segundo turno. Atual vice-presidente do PDT, Ciro Gomes foi ministro da Fazenda entre setembro de 1994 e janeiro de 1995, período final do governo Itamar Franco e início do governo Fernando Henrique Cardoso. Advogado, Ciro também foi ministro da Integração Nacional, entre janeiro de 2003 e março de 2006, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Ex-governador do Ceará e ex-prefeito de Fortaleza, Ciro Gomes já foi deputado federal.

Ex-ministra da Agricultura no Governo Dilma, Kátia Abreu (PDT) está exercendo o segundo mandato de senadora por Tocantins, estado a qual já foi deputada federal. 

Haddad e Manu

Ex-ministro da Educação dos Governos Lula e Dilma, Fernando Haddad (PT) foi prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016.

Manuela D’Ávila é atualmente deputada estadual pelo Rio Grande do Sul. Antes, ela foi deputada federal pelo estado por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2015. Foi ainda vereadora de Porto Alegre, de 2005 a 2008.

Marina e Eduardo

Ex-ministra do Meio Ambiente no Governo Lula, Marina Silva (REDE) já foi vereadora, deputada estadual e senadora pelo Acre, está concorrendo o cargo de presidente pela terceira consecutiva.

Eduardo Jorge (PV) já foi deputado estadual pelo Rio de Janeiro e secretário municipal da cidade de São Paulo em três mandatos diferentes (Erundina, Marta e Kassab), também foi candidato a presidente dos verdes em 2014.

Alckmin e Ana Amélia

A eleição presidencial deste ano será a segunda tentativa de Geraldo Alckmin (PSDB) de chegar ao Palácio do Planalto. Ele foi ao segundo turno em 2006, perdendo para Lula.

Foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador de São Paulo, de 1994 a 2001. Com a morte do então governador Mario Covas, em 2001, assumiu o governo do estado. Foi reeleito governador em outubro de 2002, sendo eleito novamente ao cargo em 2010 e reeleito em 2014.

A gaúcha Ana Amélia (PP) exerce o mandato de senadora pelo estado. 

Meirelles e Rigotto

Natural de Anápolis (GO), ex-ministro da Fazenda do Governo Temer, Henrique Meirelles (MDB) foi eleito deputado federal por Goiás em 2002, mas não exerceu o mandato para assumir a presidência do BC no Governo Lula. Meirelles comandou a instituição de 2003 a 2010, nos dois mandatos de Lula.

Germano Rigotto (MDB) é gaúcho, já foi governador, deputado federal e estadual do estado, alem de vereador da cidade de Caxias do Sul.

Álvaro e Rabello

Alvaro Dias (Podemos) já foi vereador, deputado estadual, deputado federal, governador do Paraná e senador, função que exerce no momento.

Rabello de Castro (PSC) já foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mais recentemente comandou o BNDES, de junho de 2017 a março de 2018. 

Amôedo e Christian

Os dois candidatos do partido Novo, João Amôedo presidente e Christian Lohbauer vice, estão disputando uma eleição pela primeira vez.

Amôedo já foi vice-presidente do Unibanco e membro do conselho de administração do Itaú-BBA. Atualmente é membro do Conselho de Administração da João Fortes, função que ocupa desde 2011.

Boulos e Sônia

A eleição presidencial de 2018 será a primeira de Guilherme Boulos (PSOL), ante de se tornar líder do MTST, Boulos foi militante estudantil na União da Juventude Comunista e se formou em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

A chapa terá como candidata a vice-presidente a ativista indígena Sônia Guajajara, também do PSOL

Daciolo e Suelene 

Daciolo Fonseca, conhecido como Cabo Daciolo (Patriota), é deputado federal pelo Rio de Janeiro na atual legislatura. 

A pedagoga Suelene Balduino (Patriota), foi confirmada como vice na chapa.

Gouart e Léo

João Goulart Filho como candidato à Presidência da República. Ele é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964, interrompido pela ditadura militar. É a primeira vez que João Goulart Filho concorre ao cargo. Compõe a chapa como candidato a vice, Léo Alves, ambos são filiados ao PPL. 
Bolsonaro e Mourão
Jair Bolsonaro (PSL) é natural de Campinas, interior de São Paulo. Militar da reserva, esta exercendo o sétimo mandato consecutivo como deputado federal do Rio de Janeiro. 
Ganeral Mourão (PRTB) está disputando sua primeira eleição.
Vera e Hertz
O (PSTU) lançou a candidatura de Vera Lúcia à Presidência da República e do professor Hertz Dias, como vice.

Eymael e Helvio 


A Democracia Cristã lançou o ex- deputado federal por SP, José Maria Eymael como candidato a presidente e o pastor Helvio Costa como vice.






0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!